Novo terminal portuário no Uruguai

By Luciana Guimaraes06 July 2021

O grupo argentino PTP vai investir US $ 80 milhões para realizar a construção de um terminal portuário em Puntas del Arenal, no departamento de Soriano, no sudoeste do país, às margens do rio Uruguai.

Puerto Uruguay

Da PTP já foram adquiridos os 266 hectares onde ficará o recinto, onde será construído um complexo portuário polivalente que terá como foco o atendimento das cargas que vêm da hidrovia Paraná-Paraguai.

O terreno onde ficará o complexo já havia sido previamente avaliado para a construção de um porto. A este respeito, Guillermo Misiano, presidente do Grupo PTP, disse que “embora as licenças devam ser renovadas e os estudos tenham de ser refeitos, este precedente foi considerado muito positivo para a tomada de decisão de compra do imóvel”.

Do Grupo PTP espera-se que as licenças do governo uruguaio cheguem no final deste ano ou em 2022. Além disso, recorda-se que as obras vão demorar entre 15 e 18 meses, considerando projeto na água e em terra. “Portanto, estimamos que até 2023 estaremos totalmente operacionais”, reafirmou Misiano. A ideia é que não seja apenas “um ponto de transferência onde a mercadoria chega e fica armazenada até a chegada do navio oceânico”, mas “aproveitando a cifra da zona franca e a flexibilidade da legislação uruguaia nesse sentido, o que queremos apostar na agregação de valor dentro do porto ”, declarou Misiano. Nesse sentido, o prefeito de Soriano, Guillemo Besozzi, disse estar feliz com a instalação de um porto no local, já que “Soriano não tem conectividade apesar de ter uma fronteira com o rio Uruguai”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL