Novo terminal portuário no Uruguai

O grupo argentino PTP vai investir US $ 80 milhões para realizar a construção de um terminal portuário em Puntas del Arenal, no departamento de Soriano, no sudoeste do país, às margens do rio Uruguai.

Puerto Uruguay

Da PTP já foram adquiridos os 266 hectares onde ficará o recinto, onde será construído um complexo portuário polivalente que terá como foco o atendimento das cargas que vêm da hidrovia Paraná-Paraguai.

O terreno onde ficará o complexo já havia sido previamente avaliado para a construção de um porto. A este respeito, Guillermo Misiano, presidente do Grupo PTP, disse que “embora as licenças devam ser renovadas e os estudos tenham de ser refeitos, este precedente foi considerado muito positivo para a tomada de decisão de compra do imóvel”.

Do Grupo PTP espera-se que as licenças do governo uruguaio cheguem no final deste ano ou em 2022. Além disso, recorda-se que as obras vão demorar entre 15 e 18 meses, considerando projeto na água e em terra. “Portanto, estimamos que até 2023 estaremos totalmente operacionais”, reafirmou Misiano. A ideia é que não seja apenas “um ponto de transferência onde a mercadoria chega e fica armazenada até a chegada do navio oceânico”, mas “aproveitando a cifra da zona franca e a flexibilidade da legislação uruguaia nesse sentido, o que queremos apostar na agregação de valor dentro do porto ”, declarou Misiano. Nesse sentido, o prefeito de Soriano, Guillemo Besozzi, disse estar feliz com a instalação de um porto no local, já que “Soriano não tem conectividade apesar de ter uma fronteira com o rio Uruguai”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL