Novo terminal do Aeroporto Jorge Chávez

By Gabriel Lira21 April 2021

A Lima Airport Partners (LAP) está considerando no segundo semestre deste ano a adjudicação do projeto e construção do novo terminal do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, Peru. A iniciativa contempla a reforma dos estacionamentos de aeronaves e acessos associados.

Enquadrado em um investimento que inclui várias frentes do recinto e que chega a US $ 1.500 milhões, foram selecionados os 4 finalistas para o processo de licitação terminal. As seleções preliminares começaram em abril do ano passado e reuniram 26 construtoras interessadas.

Os finalistas são o consórcio Inti Punku, formado pela construtora espanhola Sacyr e o consórcio peruano Aenza, o consórcio Wayra, formado pelas empresas espanholas Ferrovial, Acciona e a peruana JJC; também o consórcio formado pelas empresas Dragados e Cobra; e finalmente a empresa italiana Webuild.

De todas elas, a Wayra conquistou em maio do ano passado a construção da nova torre de controle do recinto, além de alguns prédios secundários de apoio logístico que já estão em andamento. Enquanto a Inti Punku assinou em outubro passado os contratos para a construção da segunda pista e pistas de taxiamento associadas, obras que também estão em andamento.

De referir que a LAP contou ao longo deste processo com o apoio da empresa especializada em desenho e planeamento aeroportuário Leadin Aviation Consulting, que desenvolveu o desenho conceptual do concurso. Esta empresa está sediada em Madrid e é especialista na matéria; assessorando projetos de aviação em todo o mundo, incluindo sites da Fraport AG, coincidentemente o principal acionista do aeroporto de Lima.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL