Novo robô de supervisão de obras

By Gabriel Lira07 May 2019

scaled robotics

A empresa Scaled Robotic, da Espanha, lançou uma solução para supervisão de obras através de um robô móvel, que é capaz de escanear o canteiro em três dimensões e comparar os resultados obtidos com o modelo projetado a partir de algoritmos e inteligência artificial.

A vantagem deste sistema, segundo a empresa, é que ele permite detectar erros em uma etapa ainda precoce da obra, com a finalidade de evitar que o erro se propague, causando assim atrasos e prejuízos. “O robô navega de forma autônoma pelo canteiro, produzindo um mapa 3D por meio de sensores e câmaras. Assim, enquanto escaneia, transmite simultaneamente aos servidores”, dizem os desenvolvedores.

Após realizar a análise por meio de software proprietário, o resultado é entregue ao cliente para que comprove o estado real da obra, através de uma plataforma online da própria Scale Robotics.

Um exemplo aconteceu com um cliente na Espanha, onde “após 10 minutos revisando a estrutura, notaram um desvio estrutural de três centímetros, que não havia sido detectado pelo topógrafo, o que levou à solução do problema precocemente. A detecção tardia disto levaria a um atraso na obra e a um maior custo”.

O sistema da Scaled Robotics pode ser complementado com software BIM 4D, assim como com sensores que são tradicionalmente usados por topógrafos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL