Novo método mede sal em concreto sem intervenção

04 January 2019

Através de emissão de neutrons sobre a estrutura, cientistas conseguem detectar corrosão sem abrir estrutura.

genova concrete bridge

A ponte de concreto que desabou em Gênova, Itália.

Pesquisadores do Centro Raken de Fotônica Avançada, no Japão, desenvolveram um método para medir a quantidade de sal presente em estruturas de concreto armado sem a necessidade de realizar cortes e extração de partes da estrutura. 

Os japoneses descobriram que através da projeção de neutrons na estrutura pode-se obter uma medição da quantidade de sal. Tudo porque, em contato com o sal, os nêutrons iniciam uma emissão de raios gama em resposta. Esta emissão de raios é mensurável, e de acordo com os cientistas, permite afirmar qual é a quantidade de sal presente na estrutura. 

O método conseguiu detectar e medir a presença de sal em estruturas de concreto em até 18 centímetros adentro. Isto significa que, mesmo que a corrosão esteja acontecendo muito para dentro da estrutura, o método pode diagnosticar o problema. 

Outra vantagem é que o método com nêutrons levou apenas dez minutos para realizar a inspeção de prova em estruturas de concreto. 

Concrete corrosion

O sal afeta principalmente pilares de pontes sobre o mar.

Agora os cientistas do Centro Raken pretendem criar um equipamento para a emissão de nêutrons, com a intenção de industrializar e comercializar seu método. 

A manutenção de estruturas de concreto armado é um drama permanente em todos os países. Em geral, o método de inspeção é caro, exige intervenção mecânica sobre as estruturas e demora. Com o novo método, um novo horizonte pode se abrir para as manutenções estruturais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL