Nove projetos são homenageados no 12º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou os vencedores do 12º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto. A solenidade de premiação, realizada no dia 29 de novembro, reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.

Nesta edição, a Arena MRV, situada em Belo Horizonte (MG), recebeu o Destaque do Júri, que é concedido pelo Comitê do Júri para obras excepcionais por sua magnitude ou complexidade, que se sobressai independente de sua categoria, sendo, portanto, o projeto de maior relevância no âmbito do Prêmio Obra do Ano.

Nesta edição, a Arena MRV, situada em Belo Horizonte (MG), recebeu o Destaque do Júri do Prêmio Obra do Ano Nesta edição, a Arena MRV, situada em Belo Horizonte (MG), recebeu o Destaque do Júri do Prêmio Obra do Ano. (Foto: Divulgação/Abcic)

Com capacidade de 47 mil lugares, foi concebida dentro de conceitos modernos de arenas multiuso, com o desafio de concepção estrutural para atender o partido arquitetônico do projeto elaborado por Bernardo dos Mares Guia Farkasvölgyi, da Farkasvölgyi Arquitetos Associados, modelado em formas curvilíneas, preocupação acústica e ambiental. Para atender as demandas do projeto, a Precon Pré-Fabricados desenvolveu, em conjunto com a Codeme a Tech-Estrutura, formas especiais para atender os quesitos mínimos de padronização, para ganhar produtividade, e aplicou alta tecnologia na fabricação dos elementos, perfazendo volume aproximado de 50 mil m³ de concreto, com traços específicos. A indústria conseguiu a rápida expedição e montagem dos elementos, utilizando gruas e guindastes de grande capacidade. O projeto estrutural é de autoria do engenheiro Isnar Maia, da Tech-Estrutural.

Na categoria Edificações, a obra vencedora foi o Scala Data Center, composto por dois edifícios verticais, abastecidos exclusivamente com energia renovável certificada e com alta eficiência energética, e com operação com impacto zero em recursos hídricos, e situado em Barueri (SP). Com mais de 50 metros de altura, totalmente pré-fabricado (pilares, vigas, lajes, painéis e escadas), o edifício foi montado em 92 dias, sem nenhum acidente do trabalho e com pouquíssimo emprego de mão de obra e impacto ambiental. As estruturas foram fornecidas pela Protendit. O projeto arquitetônico é de autoria de Panagiotis Lazaridis, da LZA Engenharia e projetos, enquanto o projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Sander David Cardoso, da Protendit.

Na categoria Edificações do Prêmio Obra do Ano, a obra vencedora foi o Scala Data Center, situado em Barueri (SP) Na categoria Edificações do Prêmio Obra do Ano, a obra vencedora foi o Scala Data Center, situado em Barueri (SP). (Foto: Divulgação/Abcic)

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para Trincheira Bidirecional do Complexo Viário Tatti Moreno, em Salvador (BA). A obra é uma extensão do projeto do BRT e amplia ainda mais a mobilidade em uma das regiões de maior tráfego da capital baiana, reduzindo o tempo de deslocamento na região. O projeto estrutural é do engenheiro Murillo Miranda, da Murillo Miranda Engenheiros Consultoras Associados. Em 90 dias (não consecutivos), a T&A Pré-Fabricados fez a montagem da obra, utilizando pré-lajes e vigas protendidas de até 18 m de comprimento. Na fabricação das peças, a empresa utilizou um concreto com resistência para liberação da protensão de 40 MPa para controle da deformação inicial.  

 Na categoria Infraestrutura do Prêmio Obra do Ano, a Trincheira Bidirecional do Complexo Viário Tatti Moreno, em Salvador (BA) foi a vencedora Na categoria Infraestrutura do Prêmio Obra do Ano, a Trincheira Bidirecional do Complexo Viário Tatti Moreno, em Salvador (BA) foi a vencedora. (Foto: Divulgação/Abcic)

Já na categoria Pequenas Obras, a vencedora foi a Adega Cervejaria Império, situada em Frutal (MG). As cargas de imensa magnitude e a geometria complexa foram os principais desafios desta obra. A carga de 21.000 toneladas foi suportada por vigas pré-fabricadas curvas, que foram projetadas e produzidas com concreto de alto desempenho e montadas e ligadas com ligações mistas (metálica/concreto) com grande capacidade de resistir aos esforços. A Protendit foi a indústria responsável pelo pré-fabricado de concreto. Adriano Mello, da Adriano Mello Engenharia, fez o projeto arquitetônico, e Sander David Cardoso, da Protendit, o projeto estrutural.

Já na categoria Pequenas Obras do Prêmio Obra do Ano, a vencedora foi a Adega Cervejaria Império, situada em Frutal (MG).jpg Já na categoria Pequenas Obras do Prêmio Obra do Ano, a vencedora foi a Adega Cervejaria Império, situada em Frutal (MG). (Foto: Divulgação/Abcic)

Nesta edição do Prêmio Obra do Ano, a sustentabilidade foi destaque entre as obras inscritas, uma vez que esse aspecto é inerente às soluções construtivas industrializadas. Por isso, o Comitê do Júri conferiu o Destaque Sustentabilidade a duas obras - Ecourbis Transbordo Vergueiro, situado em São Paulo, e Passarela Tubarão (Passarela Ângelo Antônio Zabot), em Tubarão (SC) -, pois elas possuem particularidades que agregam características ao ambiente construídos, beneficiando a cidade em todo seu ciclo de vida, especialmente, à comunidade, destacando conceitos como bem-estar e a valorização da natureza.

O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2023 concedeu menção honrosa em cada categoria: Outlet Premium Grande São Paulo (Edificações); OAE do km 76+900 da Duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) (Infraestrutura); e Centro Comercial Centerlar Bettega (Pequenas Obras), que também venceu na categoria Votação Popular.

A vencedora na categoria Votação Popular do Prêmio Obra do Ano foi o Centro Comercial Centerlar Bettega, em Curitiba (PR A vencedora na categoria Votação Popular do Prêmio Obra do Ano foi o Centro Comercial Centerlar Bettega, em Curitiba (PR). (Foto: Divulgação/Abcic)

Criado em 2011, a premiação prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos. A premiação tem o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção, AsBEA-SP - Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, SECOVI - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo, SINAPROCIM - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento, SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.

O evento teve o patrocínio da ArcelorMittal, Belgo Arames, Concrete Show e MC-Bauchemie.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL