Nova tuneladora para o Metrô de Lima

03 May 2021

A nova tuneladora de 120 metros de comprimento que construirá a galeria subterrânea das etapas 1B e 2 do Metrô de Lima e Callao, no Peru, está prestes a iniciar sua montagem. Estas fases do projeto incluem os trechos entre a Estação San Juan de Dios - Estação Plaza Bolognesi; e Parque Murillo e Puerto del Callao respectivamente.

TBM

Conforme estipulado, as máquinas devem avançar cerca de 13 metros por dia a partir de julho próximo, onde está previsto o início das obras. “A tuneladora vai acelerar significativamente o tempo de construção do túnel. Esta é a maior máquina de construção de infraestrutura viária que já se viu no país”, disse o Ministro de Transportes e Comunicações do Peru, Eduardo González durante a montagem da tuneladora.

As máquinas fabricadas pela alemã Herrenknecht AG estão na estação de San Juan de Dios aguardando o início das escavações em direção a Callao. Além disso, existe uma segunda tuneladora (TBM), do mesmo fabricante, que está em vias de ser transferida ao Callao para começar a funcionar também.

O primeiro trecho da Linha 2 do Metrô de Lima e Callao está previsto para ser inaugurado em agosto próximo para iniciar seu período de teste em setembro, transportando os cidadãos de Lima por 5 quilômetros. Durante esse trajeto, serão cinco estações, que já têm um progresso de cerca de um 93%.

Em particular, estamos falando das estações Mercado Santa Anita, Hermilio Valdizán, Colectora Industrial, Óvalo Santa Anita e Evitamiento, onde as obras civis já foram concluídas, enquanto trabalhamos na arquitetura, equipamentos eletromecânicos e sistemas ferroviários do projeto.

Cinco trens estarão disponíveis para esta primeira etapa. Cada um vai mover 1200 pessoas. Até agora, o trem subterrâneo que liga Ate e Callao tem um avanço de 36,32%. “Há um esforço muito grande e um trabalho conjunto que nos permite dizer que a obra está no caminho certo e avançando em um ritmo acelerado para ter nosso primeiro trem subterrâneo operando em 2024”, disse Gonzalez.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL