Nova solução para impressão 3D

By Catrin Jones05 January 2022

Angola

Uma nova solução de impressão 3D da Cemex e Cobod usa concreto pré-misturado convencional no processo de construção que reduz o tempo necessário para o processo e permite economias significativas.

Utilizando um aditivo inovador, a Cemex e a Cobod desenvolveram uma solução de impressão 3D que permite a utilização de concreto convencional, possibilitando o consumo de materiais disponíveis localmente e prontamente disponíveis.

“A introdução deste revolucionário sistema de impressão 3D é uma prova de nossa mentalidade centrada no cliente e nosso foco incansável em inovação e melhoria contínua”, disse Juan Romero, vice-presidente executivo de sustentabilidade, desenvolvimento de negócios e operações da Cemex. “Trabalhando em conjunto com a Cobod, desenvolvemos uma experiência do cliente superior a tudo o que foi fornecido no passado”, acrescentou.

Os métodos de impressão 3D atuais são baseados em argamassas caras e altamente especializadas. A Cemex introduziu uma família de aditivos patenteada chamada D.fab, que transforma o concreto convencional em um material versátil e pode ser adaptado com eficiência para construção de impressão 3D. Esta inovação de mistura é relatada para produzir um concreto mais fluido e flexível que facilita o processo de vazamento para aplicações de impressão 3D.

A Cobod aplicou pela primeira vez a nova solução no subúrbio de Luanda, a capital Angolana, onde a construtora Power2Build a usou para construir a primeira casa impressa em 3D de Angola.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL