Nova proposta pode terminar o impasse do Canal do Panamá

22 January 2014

Panama canal

Panama canal

O consorcio Grupo Unidos por el Canal (GUPC) propôs um novo plano de financiamento compartilhado com a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) para cobrir os custos extras de US$ 1,6 bilhão que motivaram a ameaça de suspensão das obras de construção de três eclusas.

A ACP disse que está estudando a proposta, da qual não se conhecem muitos detalhes ainda. Mas o presidente da entidade, Jorge Quijano, afirmou que “a proposta pode ser uma solução de longo prazo”.

A obra que cabe ao consórcio GUPC na ampliação do Canal do Panamá está sob ameaça de suspensão desde o dia 30 de dezembro, quando as empresas responsáveis comunicaram à ACP sua intenção de paralisação no dia 20 de janeiro se não recebessem um pagamento extra de US$ 1,6 bilhão.

Afinal, o consórcio não suspendeu as obras como ameaçou fazer, mas manteve o ultimato e disse que poderia paralisar a construção “a qualquer momento”, de acordo com o comunicado do domingo dia 19 de janeiro.

Distintos grupos e pessoas tentaram mediar o conflito até agora, o último deles é a Comissão Europeia. Um ministro da Espanha, país sede de uma das construtoras do GUPC, informou que a CE estava buscando uma “solução financeira” para aportar liquidez às empresas de modo a garantir o prosseguimento das obras.

O GUPC é formado pelas construtoras Sacyr, da Espanha, Salini Impregilo, da Itália, Jan de Nul, da Bélgica e CUSA do Panamá.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
O fino das margens
Mesmo pequenas mudanças valema pena para os fabricantes de produtos de britagem e peneiramento.
Desafios de gestão e desenvolvimento
O estoque de equipamentos e produtos é um fator crítico em uma operação, e a pandemia tornou tudo mais difícil.
Perú se recupera e mostra sua força
Good news in the construction industry, which reached pre-pandemic levels in April.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL