No Paraná, motobombas ajudam na reparação emergencial em usina hidrelétrica

By Luciana Guimaraes04 March 2022

Num país que sofre com a precariedade de recursos hídricos como o Brasil, se dá de maneira contundente a importância das usinas hidrelétricas.

As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.

Num país que sofre com a precariedade de recursos hídricos como o Brasil, se dá de maneira contundente a importância das usinas hidrelétricas.

As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.

A obstrução parcial de túneis nessas usinas leva ao comprometimento da geração de energia, o que consequentemente pode impactar o atendimento à população. Em situações emergenciais, contar com o apoio de soluções em bombeamento é determinante para realizar o desbloqueio do fluxo de água e para a manutenção das atividades das companhias.

Exemplo disso foi a situação enfrentada por uma usina hidrelétrica que tem capacidade de geração total de 120 MW, localizada no estado do Paraná. Um túnel de baixa pressão ficou parcialmente obstruído, após um material se soltar das paredes e comprometer a passagem do fluxo de água.

Para realizar o reparo, seria necessária uma drenagem completa de toda a seção do túnel, o que representaria um volume de 80 mil m³ de água drenada em 48 horas. Por se tratar de um trecho de difícil acesso, a operação precisaria utilizar a chaminé de equilíbrio da usina. No local, uma cava com cerca de 40 m de profundidade possibilitaria a conexão com a galeria.

Foto: Assessoria Itubombas

Diante desses desafios, a solução encontrada pela companhia foi a locação de motobombas elétricas. Além de minimizar o risco de contaminação da água, a alternativa reduziria a necessidade de mão de obra a ser utilizada no abastecimento dos equipamentos a diesel.

Detalhes da solução

Considerando que todo o volume de água deveria ser drenado impreterivelmente em 48 horas, a equipe técnica responsável pelo desenho da solução selecionou os equipamentos e adicionou uma bomba reserva como mecanismo de segurança.

A solução escolhida contou com motobombas elétricas da Itubombas, montadas sobre flutuantes, o que permitiu que eles sempre acompanhassem o nível da água e mantivessem a altura de sucção ideal. Cada uma das motobombas foi responsável por bombear 1000 m³/h através de mangueiras também fornecidas para o projeto.

Operação realizada dentro do prazo estabelecido pelo cliente. A drenagem também integrou um amplo processo de manutenção promovido pela usina hidrelétrica. Com as galerias secas, foi possível o acesso às máquinas e a realização dos demais serviços de revitalização.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL