No Paraguai, concurso para a Fase B das obras da Defesa Costeira de Pilar em andamento
09 June 2022
O edital para empresas interessadas em construir a Fase B das obras da Defesa Costeira de Pilar foi publicado no site da Diretoria Nacional de Compras Públicas (DNCP). As propostas serão recebidas na segunda-feira, 4 de julho de 2022.
Esta é a chamada MOPC No. 46/2022 “Concurso Público Nacional para a construção do sistema de esgoto pluvial e de esgoto e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais para a cidade de Pilar - Fase B - Ad Referendo à aprovação do contrato de empréstimo”, com D.I. No. 415.609. O investimento estimado é de G. 374.611.465.591, cerca de USD 54 milhões à taxa de câmbio atual.
A execução do projeto será financiada através de um Empréstimo de Apoio Baseado em Políticas (PBL) em preparação com a CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, no valor de USD 200 milhões, sob o Ministério da Fazenda, no âmbito do Programa de Apoio para o Fortalecimento da Política Fiscal e Melhoria das Despesas Públicas, dos quais USD 100 milhões corresponderão ao MOPC.
Os envelopes com as licitações serão recebidos até as 09h00 no balcão de entrada única (MEU) do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), localizado em Oliva e/ Alberdi, primeiro andar. Em seguida, serão abertos às 09h30, no Salão de Assembléia, terceiro andar.
Anteriormente, haverá uma visita guiada à área de obras na segunda-feira, 20 de junho, às 10h00, sendo o ponto de encontro o Auditório da Prefeitura da cidade de Pilar, departamento de Ñeembucú.
Os interessados devem ir ao ponto de encontro onde ocorrerá a apresentação do projeto, seguida de uma visita ao canteiro de obras. O responsável por esta atividade é o Eng. Óscar Figueredo.
A Defesa Costeira de Pilar é um compromisso histórico assumido pelo Governo Nacional com o povo de Pilar que hoje está se tornando realidade, beneficiando diretamente mais de 33.000 compatriotas e indiretamente 45.000 pessoas com a promoção do turismo.
Este empreendimento consiste em três fases: Fase A, agora em execução e a cargo do Consórcio CTC, inclui a Defesa Costeira, estações de bombeamento com reservatórios, canal de desvio do Córrego San Lorenzo, canais de drenagem pluvial do terminal, operação e manutenção de todo o sistema, por 3 anos.
A Fase B cobre os trabalhos de drenagem pluvial e o sistema de esgotos sanitários com estação de pré-tratamento de efluentes, e a Fase C é a construção da avenida da beira-mar e parques lineares.