New Holland: Qualidade nivelada

A CLA conversou com Esio Dinis – Gerente de Marketing de Produto New Holland Construction.

Fabricante de máquinas de construção, versáteis tanto para a construção civil, quanto ao agronegócio, a New Holland Construction está presente no Brasil há 72 anos e possui uma fábrica no Brasil, localizada em Contagem (MG), que é a única da CNH Industrial dedicada à linha amarela em toda a América Latina.

Esio Dinis – Gerente de Marketing de Produto New Holland Construction.

A marca da CNH Industrial conta com pontos de distribuição estrategicamente posicionados no país e América do Sul, com uma das mais amplas coberturas de mercado da indústria de equipamentos de construção. Em constante crescimento e evolução, a rede de concessionários conta com treinamentos técnicos e comerciais presenciais e on-line para garantir atualizações constantes de produtos e serviços.

A New Holland Construction oferece uma gama de produtos que vai desde as máquinas compactas, como as minicarregadeiras, a pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira e retroescavadeiras. A marca também tem apostado em novidades e fez dois lançamentos importantes esse ano: o rolo compactador V110PD, que chegou ao mercado junho com o objetivo de ingressar a marca no segmento de compactadores no Brasil; e a nova série EVO das motoniveladoras, que passou por evoluções baseadas nas experiências dos clientes. Em agosto, a New Holland Construction anunciou também o pré-lançamento da retroescavadeira B80C, com a comercialização do modelo prevista para o início de 2023.

1-Recentemente a New Holland lançou produtos que passaram por tropicalização ou melhorias baseadas nas experiências dos clientes da marca, como se dá esse processo e qual resultado a empresa espera?

Ouvir nossos clientes é fundamental para nós e foi a partir disso que fizemos ajustes e lançamos a nova série B de motoniveladoras este ano.

Novo rolo compactador 110PD. Foto: New Holland

As máquinas receberam novo design e outras melhorias que foram sugestões de clientes. A New Holland Construction é reconhecida mundialmente no segmento de construção e trouxe ao mercado brasileiro o novo rolo compactador V110PD. O equipamento passou por ajustes necessários para ser comercializado no Brasil e adequado quanto às exigências legislativas e comerciais para este tipo de equipamento, além de ajustes ergonômicos e de configuração visando um desempenho otimizado. Começamos a entregar as primeiras máquinas e esperamos, com esse lançamento, ter a entrada efetiva da marca nesse segmento no Brasil.

2-Quais seriam hoje as máquinas mais vendidas da New Holand?

A New Holland trabalha constantemente para desenvolver tecnologias e produtos com elevada produtividade e custos operacionais reduzidos. Temos um portifólio de vendas equilibrado, não há um destaque específico. Versatilidade é a palavra que melhor define os equipamentos da New Holland Construction.

3-Você acredita que há uma tendência do setor que seja facilmente identificada?

O setor mantém a tendência de seguir aquecido, fruto de anos de baixos investimentos e necessidade de reforço de toda infraestrutura, e que tem ganhado destaque agora. A mudança na maneira de investir em infraestrutura, seguindo um modelo de concessões e saindo da dependência de recursos públicos, revolucionou o mercado até mesmo para a área de máquinas. As vendas de máquinas são financiadas entre três e cinco anos e nesse formato, há mais estabilidade e confiabilidade para aquisição de equipamentos a longo prazo. A comercialização de máquinas da linha amarela pode alcançar um recorde histórico, segundo entidades do setor.

4-Aqui no Brasil, nos segmentos de construção, governo, locação e agricultura, houve alguma alteração de perfil de compradores?

Nova Motoniveladora RG200.B Foto: New Holland

Sim, os compradores estão mais exigentes. Aspectos de performance dos equipamentos, retorno financeiro e configuração mais adequada na utilização são bem mais explorados. Além de conectadas, as máquinas da linha amarela estão cada vez mais integradas com o setor agrícola, diversificando o seu uso e aumentando a rentabilidade.

5-Considerando os investimentos feitos por vocês aos distribuidores. Há a previsão de novas lojas e colaboradores pelo país?

A New Holland Construction possui uma forte presença no mercado latino-americano através da sua rede de concessionárias e a cada ano vem ampliando sua presença na região. Em linha com os valores da marca como a proximidade, temos um plano bem estruturado de aumento da capilaridade para os próximos anos sempre com foco em oferecer as melhores experiências aos nossos clientes seja no momento da compra ou no pós-vendas

6-A sustentabilidade aparece em vários projetos da marca. Fale um pouco sobre isso...

A CNH Industrial investe constantemente em inovação com foco na sustentabilidade. Somos líderes mundiais em busca por soluções em energia limpa. Desenvolvemos, por exemplo, tratores movidos primeiramente a biodiesel, a hidrogênio e depois biometano, este último entrou em chegou ao Brasil em 2021, pela marca irmã New Holland Agricultutre. O desenvolvimento do trator movido a biometano faz parte da estratégia global da denominada Clean Energy Leader, lançada há 16 anos e que tem como um dos seus pilares desenvolver produtos com emissão zero e a tendência é seguir para a produção dos produtos da linha amarela. Estamos desenvolvendo nossa própria estratégia de descarbonização para mudar para um portfólio de produtos mais ecológicos, aumentando o uso de biocombustíveis e eletrificação e pesquisa contínua em células de combustível e motores a diesel eficientes.

7-Nos referindo aos tratores de pequeno, médio e grande porte, considerando nossa topografia e características, quais têm sido os mais buscados?

Máquina produzida na planta. Foto: New Holland

Depende diretamente da aplicação e região. Hoje não há uma configuração com maior peso, talvez neste ponto esteja o maior desafio de um território como o brasileiro de proporções continentais. Você encontra em nosso território todo tipo de solo e relevo. As análises quanto ao equipamento mais adequado devem ser realizadas caso a caso.

8-Acredita que o setor precisa de mais investimentos para decolar?

O setor de construção pesada, voltado à realização de obras de infraestrutura puxadas por investimentos públicos, contribuiu para que o setor da construção civil mantivesse um processo de crescimento iniciado em 2020. A alta de contratos apoiada por uma série de concessões e marcos regulatórios para a área serviu de motor para a construção civil, além do setor de mineração cresceu e consequentemente demandam equipamentos e cada vez mais modernos.

Esses segmentos mantiveram seu ritmo de crescimento em meio ao cenário econômico interno desafiador e ao panorama externo marcado pelas consequências do conflito entre Rússia e Ucrânia e pela desorganização da cadeia de suprimentos.

9-As Motoniveladoras Série B Evo vieram com novidades que facilitam a vida dos condutores. Foi identificada uma necessidade ou mudança específica para essas inovações?

Toda mudança é baseada em pesquisas de mercado junto aos usuários e análise dos produtos da concorrência. Com base nestes dados é que definimos em que momento o produto deve sofrer alguma evolução. Neste segmento as compras são de cunho técnico, não cabe imposições de estilo se não se consegue traduzir em valor percebido ao usuário.

10-Já outros produtos destacados da marca são as retroescavadeiras da New Holland, próprias para escavação, elevação de carga e abertura de valas. Como é o processo de desenvolvimento desse maquinário?

Todo processo de desenvolvimento se dá através da mesma metodologia. Foco total no cliente.

11-Quais são os planos e expectativas da empresa para os próximos anos?

Fábrica de Contagem. Fotos- Leandro M. Perez

Em meio ao ambiente desafiador globalmente proporcionado pela pandemia nos últimos três anos, como: falta de insumos, desordem na cadeia logística, oscilações nas comodities (principalmente aço) lockdowns dentre ouros impactos, o mercado brasileiro de construção vem crescendo e o desempenho chega ser surpreendente comparando com os anos anteriores.

Em 2021 o mercado cresceu 35% em relação a 2020, e para o ano de 2022 o crescimento esperado é de 17% de acordo com a Sobratema. Como empresa seguimos investindo e  o mercado segue otimista para o próximo ano. Segundo pesquisa realizada pela SOBRATEMA, projeta-se um crescimento de 2 a 5% para o ano 2023 o que chegaria a quase 40 mil equipamentos, o que seria um mercado recorde.

Em suma, o mercado brasileiro de construção vem mantendo uma expectativa de crescimento ano após ano e vem confirmando este crescimento o que deixa claro sua consolidação.

Sobre a New Holland Construction

A New Holland Construction é uma marca de máquinas para construção e infraestrutura da CNH Industrial. Há 70 anos no país, seus equipamentos são distribuídos por mais de 100 concessionários em toda a América Latina e fabricados em Contagem (Minas Gerais) e em outras plantas da marca no mundo. A New Holland tem uma linha completa, composta por escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteiras, pás-carregadeiras, minicarregadeiras e miniescavadeiras, que atendem às mais diversas aplicações em obras de infraestrutura, construção civil, mineração, agricultura, entre outros. 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL