Na Argentina, indústria geral cresceu quase 16%

Em pesquisa divulgada no último dia 8 de fevereiro, revelou-se que o Índice de Produção Industrial Industrial (IPI) registrou alta de 10,1%% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2020, e dessa forma já vem se expandindo há quatorze meses consecutivos.

Bandera Argentina (Foto Niyazz - AdobeStock)

Na medida com ajuste sazonal com o mês anterior, a indústria registrou crescimento de 0,6%.

O Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), destaca por sua vez que no acumulado de todo o ano de 2021 o setor manufatureiro avançou 15,8% em relação ao ano anterior.

Os dados marcam uma mudança de tendência após três anos com quedas profundas na atividade industrial, tornando-se o primeiro registro positivo desde 2017.

Os maiores aumentos ocorreram em Veículos automotores (67,9%), máquinas e equipamentos (47,7%).

Por sua vez, o Indicador Sintético da Atividade da Construção (ISAC) apresentou alta de 4,6% em dezembro, e melhora de 2,7% na medida dessazonalizada em relação ao mês anterior.

Mas talvez o aspecto mais relevante seja a forte expansão de 30,8% que a atividade de construção teve em todo o ano de 2021. Aliás, já soma 14 meses consecutivos de crescimento.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL