Mulheres no mercado de máquinas: histórias pessoais que impulsionam mudanças

07 March 2024

No Dia da Mulher, conheça os desafios e avanços da presença feminina no setor de equipamentos pesados

Maysa Ribas, gerente regional LATAM Link-Belt. (Foto: Link-Belt)

A presença de mulheres no setor de máquinas e equipamentos pesados ​​está aumentando. Apesar de ainda ser uma área majoritariamente dominada por homens, é notável a presença feminina em diversas funções.

Maysa Ribas é Gerente Regional para América Latina de Escavadeiras Link-Belt, atua na área de Comércio Exterior há 13 anos e está no setor de equipamentos pesados ​​há nove meses. Ela conta que se interessou por esse mercado pelas possibilidades de aplicação, versatilidade e necessidade do produto em diversos setores. Ao saber da vaga na Link-Belt, se candidatou e, em breve, é uma das cinco mulheres em cargos de liderança na empresa, que tem entre seus princípios a igualdade de gênero.

Tuani Medeiros, diretora financeira da J. de Medeiros Terraplanagem. (Foto: Link-Belt)

A Gestora espera poder representar as mulheres no mercado de máquinas, para uma mudança de mentalidade e aumento da participação feminina no setor. “Acho que o futuro será muito esperançoso, com mais oportunidades do que temos hoje, porque cada vez mais vejo mulheres se destacando em suas posições neste mercado e nesta empresa, proporcionando mais oportunidades para nós”, finaliza Maysa.

Tuani Medeiros, Diretora Financeira da J.de Medeiros Terraplanagem, empresa familiar do segmento de máquinas pesadas, compradora da primeira escavadeira Link-Belt vendida no Brasil, ingressou no negócio do pai após se formar e trabalhar por um tempo na área de direito.

Adriana, responsável pelo setor de Comércio Exterior da Track Mar, na Argentina. (Foto: Link-Belt)

Atualmente, com 18 anos de experiência no setor, Tuani está otimista quanto ao futuro. “Acredito na cooperação, na parceria, como uma engrenagem, sabe? Quando conseguirmos aprender a trabalhar assim, sem dúvida teremos um futuro próspero”, avalia.

Há 28 anos na Track Mar, distribuidora da Link-Belt na Argentina, Adriana Tarsetti compartilhou um pouco de suas experiências. Começou como estagiária, passou por diversos departamentos e hoje ocupa cargo de gestão: é responsável pelos departamentos de Comércio Exterior, Comunicação e Marketing da empresa.

Eliene de Souza, operadora de escavadeira hidráulica. (Foto: Link-Belt)

Adriana reconhece os conflitos gerados após assumir mais responsabilidades e liderança das equipes. “Por eu ser mulher, profissional, com experiência na área, responsável por outros colaboradores, algumas pessoas não viam isso como algo possível. Não em uma mulher”, lembra ela. Porém, passados ​​os desafios iniciais, ele afirma que o Track Mar sempre foi um lugar de oportunidade e respeito para todos. E em relação ao mercado de máquinas em geral, ele comenta que atualmente a presença feminina é muito mais comum e vê grandes oportunidades no futuro. “A mulher que treina e quer trabalhar tem um mundo esperando por ela. As novas gerações trazem também consigo um impulso especial e um domínio de ferramentas quase naturais, que lhes permitirá promover mudanças e gerar experiências extraordinárias”, conclui Adriana.

Na linha de frente, a goiana Eliene de Souza Lima, operadora de escavadeira hidráulica, diz que em locais onde não é conhecida ainda não demonstrou suas habilidades, mesmo com uma década de experiência na área. Mas, ele afirma que a situação melhorou muito desde o início da carreira. Ela lembra dos obstáculos iniciais na procura de emprego, incluindo a exigência de documentos desnecessários para operar uma escavadeira, bem como a falta de alojamento adequado para as mulheres. “Hoje, no início, eles duvidam, mas quando olham para o trabalho realizado, mudam de atitude, até a forma como falam comigo muda também. O tratamento passa a ser igualitário e os homens me respeitam”, diz Eliene.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL