Mulheres continuam se destacando na construção civil

By Luciana Guimaraes30 May 2022

Elas são profissionais experientes, qualificadas e incríveis numa área que até então, não se via tantas mulheres. E chegaram para ficar e mostrar seu valor.

Foto: Engemix

Brasil afora, pesquisas evidenciam que a força de trabalho feminina aumenta a cada ano nos escritórios de engenharia civil e canteiros de obra.

Já faz tempo que as mulheres vêm ocupando lugares que, um dia, foram majoritariamente masculinos, especialmente no setor da construção civil. Atualmente, diversas obras de Curitiba recebem concreto das mãos de uma equipe de mulheres cuja rotina vai muito além do trânsito. Sim, se um ano atrás a equipe contava com apenas uma, hoje já são cinco mulheres atuando na operação da Engemix na Central de Concreto, localizada no bairro Hauer. A unidade de Concreto da Votorantim Cimentos é referência em qualidade no setor e possui mais de 40 centrais de concreto em todo o país.

Uma dessas mulheres é Luana Simão de Moraes, 28 anos, motorista e operadora de caminhão betoneira há quatro meses. São várias habilidades que a função exige, pois o concreto não é uma carga comum, ele “trabalha” e pode escorrer, um produto difícil de lidar pela sua secagem rápida. E é ela mesma que prepara a betoneira para descarregar o concreto nas obras. Além disso, ao sentar no volante é preciso cuidar com curvas, a velocidade e freadas bruscas, evitar subidas e atentar para a limitação na cidade de circulação pelo peso. Ela comenta que, no começo, teve dificuldade na direção pelo tipo de caminhão que é caixa seca, então para engatar as marchas tem tempo, e até pensou em desistir.

“Na verdade, quando aceitei o trabalho teve quem me desmotivou. Falaram que era um ‘serviço sujo’ e para homem. Mas com o tempo me adaptei, hoje estou aí amando tudo o que faço e tudo que o homem faz a gente também consegue fazer. Às vezes até melhor porque recebo muito elogio. Tem que se esforçar, botar na cabeça que consegue, não são todas que as empresas que dão oportunidade de tirar a carteira e já dirigir, tem que aproveitar”, afirma. O peso do caminhão betoneira que Luana dirige quando ele está carregado é de cerca de 40 toneladas, volume similar a uma carreta.

Apesar da primeira impressão de que esse produto está distante do universo feminino, a rotina de Luana prova que isso não é verdade e mais, felizmente o preconceito se mitiga, revelando mais uma posição que as mulheres podem ocupar também. “Já trabalhei como motorista antes e essa é a empresa com mais funcionários homens que já atuei. Posso dizer que todos sempre foram muito receptivos comigo, tenho apoio e incentivo da equipe e chefia. Quando chego nas obras a primeira reação é de surpresa, mas sempre sou bem recebida também. O resultado é que nunca senti preconceito de ninguém e sim orgulho. Pelas ruas as pessoas ficam admiradas de me ver dirigindo, quando paro no sinaleiro recebo buzinas e parabéns por estar à frente de um caminhão pesado desse”, conta.

Equidade de gênero na Votorantim Cimentos – A Votorantim Cimentos registrou, em 2021, crescimento de 12,6% no número total de mulheres no seu quadro geral de empregados, sendo que 23,5% delas ocupam cargos de liderança. E tem como meta em seus Compromissos de Sustentabilidade atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030.

Esse compromisso pertence ao Programa de Diversidade e Inclusão da Votorantim Cimentos. Para a empresa, diversidade é chave para inovação e construção de resultados duradouros e é vista como estratégica. Quanto maior a diversidade do time, maior a chance de um conhecimento amplo e maior a criatividade e o potencial de inovar. Significa “somar pessoas diferentemente iguais”. A empresa trabalha com iniciativas nos pilares de Pessoas com Deficiência (PCD); Gênero (com foco no empoderamento feminino); Raças (foco em população negra); e LGBT. Outra alternativa da área de Gente da companhia é usar processos de recrutamento e seleção, principalmente de porta de entrada.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL