Morales pede pressa na fábrica boliviana de cimento

By Fausto Oliveira15 May 2014

Ecebol logo

Ecebol logo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu aos empresários encarregados da construção da primeira fábrica de cimento do país que a instalação fique pronta para funcionar em dois anos, em vez de três, como prevê o projeto original.

Morales disse que por seus próprios cálculos a usina da Ecebol, Empresa de Cimento da Bolívia, poderia começar a funcionar no ano de 2016, em lugar de 2017. O mandatário foi explícito em afirmar que a pressa é pela necessidade boliviana de reduzir a importação de cimento.

Sem fabricação nacional, a Bolívia sempre importou o cimento que usa em todo tipo de construção realizada por lá. Obviamente, isso acarreta custos extras para a indústria da construção do país, devido às flutuações de preço e câmbio no mercado internacional.

O contrato para construção da usina da Ecebol é recente. Mas a existência da empresa estatal é de 2008, quando foi criada por decreto presidencial. Calcula-se que quando produzir a Ecebol poderá suprir 20% da demanda nacional pelo insumo.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL