Morales diz que China vai discutir ferrovia sul-americana

04 February 2016

evo morales

evo morales

O presidente boliviano Evo Morales segue com sua cruzada para convencer o governo chinês e os governos do Peru e do Brasil para que a prometida ferrovia sul-americana cruze seu país. O projeto, tal como foi anunciado há cerca de um ano, previa uma conexão ferroviária entre o Brasil e o Peru sem passar pela Bolívia, financiada com capitais chineses.

De acordo com Evo Morales, uma delegação de representantes da China chegaria à Bolívia em março para avaliar a possibilidade de que a ferrovia atravesse o território boliviano.

Morales não deu detalhes da visita, mas além disso afirmou que já recebeu apoio da presidente Dilma Rousseff para que a ferrovia inclua a Bolívia. Recentemente, o presidente do país andino foi recebido em Brasília.

Ele afirma que a rota pela Bolívia seria mais barata e de menos impacto ambiental. Em maio de 2015, Morales criticou a rota passando do Brasil diretamente ao Peru: “Esta rota requer 5 mil quilômetros de infraestrutura, com custos de US$ 20 bilhões, e passa por três parques de reserva florestal”.

De acordo com seus cálculos, a proposta de rota pela Bolívia conectaria os portos de Santos e Ilo com 3,7 mil quilômetros de ferrovia a um custo de US$ 10 bilhões.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL