MOP realiza abertura de licitação para a Orbital Sur

O Ministério de Obras Públicas do Chile abriu três licitações para o projeto Orbital Sur Santiago na quinta-feira, 30 de novembro. A proposta mais atraente em termos econômicos foi a da Intervial Chile S.A., que contemplou US$ 748 milhões como Renda Total de Concessão (ITC). As outras duas empresas participantes foram o Grupo Costanera SpA e a Concesiones Chile Holdings III SpA.

Orbital Sur. Orbital Sur. (Imagen: MOP Chile)

“Esta é uma obra que melhorará a conectividade no setor sul da Região Metropolitana e reduzirá os tempos de viagem, beneficiando uma população estimada em 480.000 pessoas. É uma obra que contribuirá para a recuperação econômica, pois gerará mais de 12.000 empregos durante sua fase de construção”, disse a Ministra de Obras Públicas, Jessica López.

O projeto, que envolve um investimento inicial de cerca de US$ 504 milhões, deve ser concedido durante o primeiro trimestre de 2024, de modo que, após o desenvolvimento da engenharia final e a obtenção da Resolução de Qualificação Ambiental, possa começar sua fase de construção em 2028.

O Secretário de Estado especificou que o projeto Orbital Sur Santiago deve começar a operar em 2030. “Hoje demos um novo passo para a concessão dessa nova via expressa de 24 km, que passará pelos municípios de Peñaflor, Calera de Tango e San Bernardo. Graças a esse projeto, o tempo de viagem entre os municípios que atravessa será reduzido em até 30 minutos e proporcionará uma conexão direta de pista dupla de mão dupla entre o Acceso Sur, a Ruta 5 Sur e a Ruta 78”.

Obras relevantes

Essa nova via expressa terá seis cruzamentos, que melhorarão a conectividade com as principais estradas existentes: Ruta 78, conexão sul com Peñaflor, conexão com Lonquén, Ruta 5 e Acceso Sur, e uma conexão no setor Los Morros, em San Bernardo.

O projeto também inclui viadutos nas estradas para Melipilla, Loreto, Manuel Castillo, La Primavera, Los Tilos, Nueva Independencia, El Barrancón e Padre Hurtado; a substituição da passarela de pedestres existente na Rota 5 (San Bernardo) e o desenvolvimento de uma nova passarela também em San Bernardo. Além disso, serão desenvolvidas estradas locais em Peñaflor, Calera de Tango e San Bernardo, bem como a construção de uma seção da Costanera Norte del Maipo em San Bernardo e um novo acesso de mão dupla no lado sul em Peñaflor.

Além disso, em Calera de Tango, o projeto planeja melhorar o layout do Camino Lonquén em aproximadamente 2 km, passando de uma pista de mão dupla para duas pistas em cada direção até o cruzamento com o Camino Calera de Tango. Também considera um cruzamento irregular na interseção da Camino Lonquén com a Camino Calera de Tango, que reduzirá o congestionamento de tráfego em uma área altamente demandada, fornecendo também uma solução irregular em uma trincheira para a interseção da via expressa com a Rua Manuel Castillo.

O projeto inclui paisagismo, iluminação LED nos setores de cruzamento, faixas de mudança de velocidade, vias locais, cruzamentos, passarelas e a melhoria da ciclovia existente no Camino Lonquén, entre outros.

Uma vez aprovado o projeto final de engenharia da Orbital Sul, ele entrará no Sistema de Avaliação de Impacto Ambiental, garantindo assim o cumprimento das normas ambientais, incluindo emissões, ruídos e medidas de mitigação ambiental. Dessa forma, tanto na fase de construção quanto na de operação, o projeto cumprirá todos os requisitos ambientais estabelecidos por nossa legislação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL