Montando peças na América Latina

27 January 2015

puzzle chile

puzzle chile

É um modelo já testado. O sistema de construção conhecido como “indoor”, no qual basicamente as diferentes peças de uma construção se fabricam e se montam na própria obra, já foi utilizado na França, Estados Unidos, Alemanha e China. Basta lembrar, como exemplo, do hotel de 30 andares que a companhia Broad Group construiu na China em apenas 360 horas (15 dias).

Matías Navas, gerente geral da empresa chilena Puzzle, é otimista em conseguir uma maior penetração do sistema no mercado de construção local, dado que “esse método construtivo ajuda a solucionar a desconfiança sobre o ramo, já que evita sobrepreços e atrasos, entregando uma experiência integral e com padrões de qualidade”. Segundo ele, através deste sistema pode-se economizar entre 25% e 30% do custo de uma obra, e reduzir o tempo a um terço do planejado.

E como funciona? A equipe da Puzzle se reúne com o cliente para desenhar o imóvel a construir segundo suas necessidades. O desenho então é transformado em um conjunto de peças que são fabricadas por distintos provedores de confiança da própria Puzzle, e que são supervisionados por eles (atualmente são oito empresas associadas). Depois, as peças deste quebra-cabeça são enviadas ao local da obra, onde se edifica o imóvel a um ritmo de entre 30 m2 e 50 m2 por dia.

De acordo com Navas, para a empresa não existem limites de desenho, materiais ou acabamento. Mesmo assim, ele diz que atualmente o ideal é pensar em seis andares como máximo.

A empresa atualmente está construindo um restaurante corporativo de 600 m2 no norte do Chile e tem oito novos projetos na carteira.

A versatilidade de suas construções permite se ajustar exatamente às necessidades do cliente, seja particular ou empresa, sendo possível levantar casas, escritórios corporativos, centros comerciais, galerias, colégios, infraestrutura sanitária, acampamentos ou hotéis para sítios de mineração, por exemplo.

Outro ponto destacado por Navas é que as construções da Puzzle são ambientalmente corretas. Em março, a empresa lançará a primeira residência neutra em consumo de energia na América Latina. Será uma casa completamente autossuficiente.

Expansão

A Puzzle tem um plano de expansão para os próximos dois anos, e que segundo o executivo Navas, significa entrar em outros mercados da América Latina. Mas a região não é o limite. Graças à experiência na mineração, a Puzzle está mirando o mercado africano. “Nós podemos perfeitamente nos associar com empresas locais e adquirir a expertise de um engenheiro e arquiteto locais. A ideia é gerar um escritório central no Chile que possa gerenciar franquias em países que queiram implementar o método, com a nossa supervisão. Não é difícil, o custo de implementação é relativamente baixo”, afirma ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL