Ministra de Obras Públicas do Chile apresenta portfólio de concessões na China

A ministra das Obras Públicas, Jessica López, apresentou na semana passada num seminário em Pequim, na China, uma carteira de 27 projetos que serão licitados entre o resto deste ano e 2025. A atividade contou com a presença de cerca de vinte empresas do gigante asiático .

O evento organizado pela Invest Chile no âmbito da Chile Week, fez parte do passeio por aquela nação liderado pelo presidente chileno Gabriel Boric e cujo objetivo é atrair investimentos e potencializar o intercâmbio entre as duas nações.

Além disso, o chefe da pasta manteve reuniões bilaterais com empresas como China Railway, China Harbour Engineering Co., Cpecc, Euroports, entre outras.

La ministra de Obras Públicas, Jessica López, presentó en un seminario en Beijing, China, una cartera de 27 proyectos. A Ministra das Obras Públicas, Jessica López, apresentou um portfólio de 27 projetos num seminário em Pequim, China. (Foto: MOP)

Atualmente, a China representa 8% do investimento total comprometido com o sistema de concessões, valor equivalente a aproximadamente US$ 2 bilhões. “Para nós, atrair investidores estrangeiros é essencial. Temos uma carteira de investimentos muito ambiciosa, de mais de 11 mil milhões de dólares, durante o restante do governo do Presidente Boric, e em 2027 será de 15 mil milhões de dólares. A China tem um potencial enorme para poder realizar estas obras e é isso que vamos oferecer nestes dias”, afirmou o ministro.

Neste sentido, destacou que atualmente empresas chinesas operam concessões na Rota 5 Sul, no trecho Talca-Chillán e Chillán-Collipulli; Estão em processo de construção da rede hospitalar El Maule e do hospital Coquimbo, e em processo de adjudicação da rede hospitalar O’Higgins. Além disso, foi-lhes adjudicada a empreitada da Barragem Las Palmas.

O portfólio 

O Ministro López destacou que “em 30 anos demonstramos como país que a parceria público-privada tem sido bem sucedida e que é atraente para investidores estrangeiros. Estamos muito optimistas com esta viagem onde continuarei a reunir-me com diversas empresas e investidores a quem irei mostrar os diferentes projectos que podem ser uma oportunidade, tanto para eles como investidores, como para nós que teremos novas infra-estruturas.”

Neste sentido, o ministro do MOP indicou que os benefícios de investir no Chile incluem o respeito pelas leis chilenas e pelos tratados internacionais, o que proporciona segurança jurídica; liberdade econômica; ter procedimentos não discricionários e não discriminação.

“Acho que os benefícios do investimento direto no Chile raramente são destacados. Quem investe em nosso país, além de ter segurança jurídica e regras claras, tem o direito de participar do mercado formal de câmbio; remeter o capital investido e os lucros produzidos pelos investimentos; solicitar isenção do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) na importação de bens de capital, entre outros benefícios que são mais um incentivo para nos tornarmos nossos parceiros”, acrescentou o ministro.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL