Minera Las Cenizas atualiza o filtro Larox

By Cristián Peters.23 June 2022

O Grupo Minero Las Cenizas é uma empresa focada na produção de cobre, com operações em Taltal, Região de Antofagasta, e Cabildo, Região de Valparaíso. Neste último local, possui uma planta concentradora que processa entre 75.000 e 85.000 toneladas de minério de suas próprias minas, do poder aquisitivo da Empresa Nacional de Minería (ENAMI) e de terceiros.

Caso_Las_Cenizas (Foto: Metso Outotec)

A fábrica tem vários equipamentos Metso Outotec, incluindo um filtro Outotec Larox PF Série 12, que está em operação há mais de uma década. Em 2021, foi determinado que seu sistema de controle estava se tornando obsoleto, por isso foi necessário modernizá-lo, já que, como explica Víctor Magaña, gerente de manutenção da planta do Grupo Minero Las Cenizas, “este filtro é o coração de nossa planta, o equipamento mais crítico que temos, já que somos uma planta de mineração média e nosso principal produto é o concentrado de cobre”.

O projeto de atualização consistiu na integração de componentes atualizados do sistema de controle importados da Finlândia em uma nova placa de montagem de acordo com os planos de modernização, uma estratégia que permitiu a rápida substituição dos componentes, já que a antiga placa de montagem foi desmontada e a nova foi montada com todos os componentes já instalados.

A fim de minimizar os pontos de falha, foram realizados testes operacionais na nova placa de montagem, o que permitiu visualizar pontos de melhoria antes da entrada em funcionamento do equipamento. Finalmente, o novo sistema de controle foi integrado ao filtro, uma operação que foi realizada conjuntamente pelo pessoal da fábrica Las Cenizas e especialistas das áreas de Serviços de Campo e Suporte Técnico Global da Metso Outotec.

O processo de integração durou 48 horas contínuas, durante as quais o antigo sistema de controle teve que ser desconectado, a antiga placa de montagem removida, a nova placa instalada, os componentes reconectados, os sinais comissionados e a partida realizada. Ao final do segundo dia, os testes de carga estavam em andamento, com apenas os parâmetros operacionais do filtro a serem ajustados.

Victor Magaña ressalta que “este é um raro projeto de modernização na mineração chilena, onde o pessoal da Metso Outotec programou e corroborou os sinais de filtro linha por linha. O filtro Larox é um dos equipamentos mais completos e desafiadores na área industrial em termos profissionais, pois envolve muitas especialidades: eletrônica, hidráulica e mecânica. Gostaria também de destacar que o pessoal técnico e administrativo manteve uma preocupação constante com o funcionamento do equipamento após a migração”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL