México promete transparência em novo aeroporto
By Milena Jiménez20 January 2015
O governo mexicano prometeu manter máxima transparência em tudo o que diz respeito à construção do novo Aeroporto Internacional da Cidade do México (AICM).
Através de seu site, a Presidência anunciou que para o projeto será feita uma “Estratégia Integral de Transparência e Prestação de Contas”.
“Vamos convidar o Instituto Federal de Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais (IFAI), à Comissão Federal de Competição Econômica (COFECE), como também à Transparência Mexicana e a Academia de Engenharia para participar no desenho, implementação e seguimento desta estratégia”, diz o comunicado.
O anuncio acontece algumas semanas após o presidente Enrique Pena Nieto decidir revogar a licitação do projeto do trem bala México-Querétaro que tinha sido vencida pelo consórcio liderado pela China Railway Construction, devido a, entre outros fatores, suspeitas de irregularidades durante o processo.
“Com isto (estratégia de transparência) procura-se que os processos de contratação sejam competitivos e que todos os mexicanos conheçam os detalhes da utilização dos fundos públicos sob uma lógica de máxima transparência e acesso à informação”, finaliza o comunicado.
O novo aeroporto terá investimentos de US$12,9 bilhões, as obras devem estar finalizadas no final de 2018. O governo anunciou recentemente que, só em 2015, serão lançadas 35 licitações relacionadas com o megaprojeto.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

