México: em ano de queda da construção, compra de equipamentos aumenta 4,1%
11 March 2014
A economia da construção no México apresentou em 2013 sinais contraditórios, apesar da queda geral de 3,6% no ano. Ao mesmo tempo em que a atividade caiu, o investimento em formação de capital fixo em maquinário e construção teve um resultado coerente, mas que decomposto mostra um crescimento no investimento em equipamentos.
O resultado final do investimento bruto fixo em construção e maquinário no México em 2013 foi de 1,8% negativo, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Geografia.
Mas esse número é fruto de um gasto 5% menor em construção somado a um incremento no investimento em máquinas e equipamentos de 4,1%.
O número de dezembro ilustra ainda melhor: o gasto com construção teve queda de 3,6% em comparação com dezembro de 2012, enquanto o investimento em equipamentos teve um aumento de 8,9% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
A aparente contradição é coerente com as interpretações de vários atores da construção mexicana, que em geral percebem que a falta de investimentos estatais na infraestrutura em 2013 explica a queda da construção no ano.
Eles mesmos sempre apontam que para 2014, no entanto, a tendência é de franca recuperação, uma vez que o governo mexicano começou a agendar investimentos para o ano. Isso pode ser um fator que explique o aumento na compra de equipamentos.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

