México corta orçamento de grandes obras

16 November 2015

Bandera Mexico

Bandera Mexico

O orçamento federal do México, anunciado na semana passada, prevê um corte importante em seu principal órgão vinculado à realização de grandes obras de infraestrutura. A Secretaria de Comunicações e Transportes vai ter para 2016 um orçamento 16,6% menor do que em 2015.

A SCT terá para execução de seus projetos em 2016 um valor equivalente a cerca de US$ 6,2 bilhões. Esta soma não leva em consideração os valores que podem ser investidos em variados projetos pela iniciativa privada.

Não obstante, a Câmara Mexicana da Construção prevê que o nível de crescimento setorial verificado este ano não se repetirá em 2016.

Enquanto em 2015 até setembro o setor de construção mexicano cresceu 3,6%, a previsão para todo o ano de 2016 é de crescimento mais moderado, a uma taxa de 2,4%.

A associação dos construtores do México reclama também que o corte do orçamento generalizado feito no país, fruto da forte queda nos preços do petróleo, já começa a afetar o recebimento de pagamentos por contratos feitos com o governo. A estatal de petróleo Pemex seria a que mais atrasos apresenta nos pagamentos por serviços até o momento.

A emblemática obra do aeroporto internacional da Cidade do México, no entanto, continua dentro dos planos. Financiado por esquemas de colaboração internacional e associações entre governo e empresas, o novo aeroporto terá início de obras no primeiro semestre do ano que vem.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL