México corta orçamento de grandes obras
16 November 2015
O orçamento federal do México, anunciado na semana passada, prevê um corte importante em seu principal órgão vinculado à realização de grandes obras de infraestrutura. A Secretaria de Comunicações e Transportes vai ter para 2016 um orçamento 16,6% menor do que em 2015.
A SCT terá para execução de seus projetos em 2016 um valor equivalente a cerca de US$ 6,2 bilhões. Esta soma não leva em consideração os valores que podem ser investidos em variados projetos pela iniciativa privada.
Não obstante, a Câmara Mexicana da Construção prevê que o nível de crescimento setorial verificado este ano não se repetirá em 2016.
Enquanto em 2015 até setembro o setor de construção mexicano cresceu 3,6%, a previsão para todo o ano de 2016 é de crescimento mais moderado, a uma taxa de 2,4%.
A associação dos construtores do México reclama também que o corte do orçamento generalizado feito no país, fruto da forte queda nos preços do petróleo, já começa a afetar o recebimento de pagamentos por contratos feitos com o governo. A estatal de petróleo Pemex seria a que mais atrasos apresenta nos pagamentos por serviços até o momento.
A emblemática obra do aeroporto internacional da Cidade do México, no entanto, continua dentro dos planos. Financiado por esquemas de colaboração internacional e associações entre governo e empresas, o novo aeroporto terá início de obras no primeiro semestre do ano que vem.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

