México concentra atenções em evento de petróleo

10 September 2014

pemex

pemex

Teve lugar em Houston, Estados Unidos, esta semana, a cúpula sobre petróleo e gás da América Latina, evento realizado pela agência BN Americas que reuniu os principais atores deste setor da infraestrutura energética da região.

Entre os vários temas discutidos, as perspectivas do mercado de produção e venda de petróleo é obviamente o mais destacado entre as empresas participantes. O tema da reforma legal recentemente aprovada no México, facilitando o investimento privado em energia e produzindo novos padrões para a produção de energia no país, tomou o centro do debate.

Sob as novas regras mexicanas, a companhia estatal de petróleo do país, Pemex, terá mais autonomia para gerir sua atuação no mercado. Além disso, o conjunto de novas leis possibilita a formação de um cluster (cadeia de empresas em distintos segmentos de um mesmo setor econômico) privado para o petróleo, nos mesmos moldes que o Chile fez seu famoso cluster do cobre ao redor da estatal Codelco.

Grande parte do setor petroleiro mexicano deixou de ser um monopólio do Estado. O único que continua sendo considerado estratégico são as atividades de exploração e produção. Todo o restante tem a possibilidade de se contratar à iniciativa privada. A captação de investimentos internacionais é vista como certa nos próximos anos. De fato, a participação do conteúdo nacional mexicano já subiu de 25% para 30% na exploração e produção de petróleo do país.

E no que diz respeito à infraestrutura associada à produção de energia, o México vai facilitar a construção de novos gasodutos, uma vez que a demanda pelo insumo tende a subir, de acordo com os executivos da Pemex presentes ao evento. “A infraestrutura de gasodutos no México ainda é muito pequena e pouco integrada”, afirmou o diretor de Gás Natural da Pemex Jorge de la Huerta Moreno.

O evento também tem expectativas em relação ao Brasil, ainda que o tom seja mais cauteloso devido às recentes notícias de corrupção e má gestão da Petrobras.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL