México compensará cortes em investimentos com PPP
12 February 2016
O governo do México divulgou que alguns dos investimentos previstos em seu Plano Nacional de Infraestrutura, e que haviam sido cortados devido à nova realidade econômica do país após a queda nos preços do petróleo, serão feitos mediante Parcerias Público-Privadas.
A informação foi dada pelo titular da Secretaria de Comunicações e Transportes, Gerardo Ruiz Esparsa, que também afirmou que o principal é manter a economia mexicana saudável e com baixos níveis de endividamento.
“Não vai haver dinheiro para a ferrovia em Celaya, nem tampouco para o túnel em Manzanillo, mas ambos serão feitos com investimento privado. Todas as obras serão feitas por PPPs”, disse o secretário.
Ruiz Esparsa também disse que o mesmo esquema se aplicará na infraestrutura rodoviária e portuária, especificando que a parte de portos receberá cerca de US$ 1 bilhão, enquanto as ferrovias receberiam ao redor de US$ 635 milhões.
Ele também anunciou a criação de uma agência reguladora de serviços ferroviários no México, que deverá estar em funcionamento em breve. O plano de PPPs do México deverá chamar atenção de importantes atores da construção e gestão de infraestrutura, mas ainda são desconhecidos os detalhes do modelo e o compartilhamento de responsabilidades entre o público e os privados.