México anuncia plano de infraestrutura 2014-2018

29 April 2014

méxico

méxico

Após um 2013 para esquecer, em termos da atividade de construção, o governo do México decidiu finalmente começar a comprometer recursos públicos com um plano de infraestrutura que, garante, vai injetar um total de US$ 590 bilhões em distintas obras entre esse ano e 2018.

Em moeda nacional, o plano anunciado pelo presidente Enrique Peña Nieto está 3,7 trilhões de pesos mais caro do que o antecipado pelo governo em julho passado, quando o calculou em 4 trilhões de pesos mexicanos. A diferença, assim parece, se deve a que o governo está convocando a participação privada.

Ao todo, o plano contempla 743 programas de obras e investimentos. Entre eles, se destacam a questão energética, com grande parte do dinheiro comprometido com projetos petroquímicos, a construção rodoviária, o desenvolvimento urbano e de transporte.

Além disso, áreas importantes como o desenvolvimento de moradia, infraestrutura hidráulica, de saúde e de turismo também estão incluídas.

Aeroporto

Na capital, Cidade do México, a obra de um novo aeroporto foi confirmada. O custo dessa estrutura foi anunciado como separado do plano descrito acima.

O novo aeroporto mexicano custará US$ 1,1 bilhão, de acordo com o governo nacional. As autoridades disseram que o investimento será compartilhado entre o Estado e a iniciativa privada, o que alguns estão entendendo como um sinal de que o aeroporto será concessionado.

O plano de infraestrutura 2014-2018 prevê também a modernização de outros 20 aeroportos existentes em outros pontos do México, como Cancún, Toluca e Jalapa, de acordo com o governo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL