México anuncia plano de infraestrutura 2014-2018
By Fausto Oliveira29 April 2014
Após um 2013 para esquecer, em termos da atividade de construção, o governo do México decidiu finalmente começar a comprometer recursos públicos com um plano de infraestrutura que, garante, vai injetar um total de US$ 590 bilhões em distintas obras entre esse ano e 2018.
Em moeda nacional, o plano anunciado pelo presidente Enrique Peña Nieto está 3,7 trilhões de pesos mais caro do que o antecipado pelo governo em julho passado, quando o calculou em 4 trilhões de pesos mexicanos. A diferença, assim parece, se deve a que o governo está convocando a participação privada.
Ao todo, o plano contempla 743 programas de obras e investimentos. Entre eles, se destacam a questão energética, com grande parte do dinheiro comprometido com projetos petroquímicos, a construção rodoviária, o desenvolvimento urbano e de transporte.
Além disso, áreas importantes como o desenvolvimento de moradia, infraestrutura hidráulica, de saúde e de turismo também estão incluídas.
Aeroporto
Na capital, Cidade do México, a obra de um novo aeroporto foi confirmada. O custo dessa estrutura foi anunciado como separado do plano descrito acima.
O novo aeroporto mexicano custará US$ 1,1 bilhão, de acordo com o governo nacional. As autoridades disseram que o investimento será compartilhado entre o Estado e a iniciativa privada, o que alguns estão entendendo como um sinal de que o aeroporto será concessionado.
O plano de infraestrutura 2014-2018 prevê também a modernização de outros 20 aeroportos existentes em outros pontos do México, como Cancún, Toluca e Jalapa, de acordo com o governo.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

