Metso Outotec reapresenta linha TankCell com destaque para ‘sustentabilidade da solução

A Metso Outotec está reapresentando a linha TankCell, referência em células de flotação na indústria mineral desde a década de 1990, quando foi lançada pela então Outotec. Hoje, o parque instalado supera 8 mil células em operação em clientes de mineração em todo o mundo e com uma base instalada significativa no Brasil para diversos minérios.

Foto: Metso Outotec

Em função de sua eficiência energética, as células de flotação TankCell, fazem parte da oferta Planet Positive e são projetadas para fornecer um desempenho metalúrgico ideal de forma sustentável. Todos os componentes, bem como os equipamentos elétricos, foram selecionados para máxima disponibilidade e vida útil.

Quando combinado com o Concorde Cell, tecnologia de flotação para recuperação eficiente de partículas finas e ultrafinas da Metso Outotec, os clientes podem ter um desempenho ainda mais aprimorado, pela maior recuperação, seletividade e teor final de concentrado. Lançada em 2021, a solução da Concorde também integra o Planet Positive, pois reduz os custos de operação da planta e contribui para a sustentabilidade das operações ao minimizar o consumo de energia e água por tonelada de metal produzido.

Inovações também em serviços na área de flotação

“Além disso, temos uma oferta abrangente de automação, serviços e modernização para atender às necessidades de melhoria e otimização do processo de flotação de nossos clientes”, explica Antti Rinne, vice-presidente de flotação da Metso Outotec.

Foto: Metso Outotec

A ampla variedade de tamanhos TankCell, de 5 a 630 m3, permite um projeto de planta eficiente e econômico com alta disponibilidade e área de planta reduzida para qualquer aplicação.

As unidades são equipadas com o mecanismo de agitação FloatForce, que proporciona melhor hidrodinâmica de flotação e desempenho de bombeamento em altas taxas de dispersão de ar. Graças a este mecanismo inovador, a recuperação de partículas na célula de flotação é muito eficiente enquanto o consumo de energia e o risco de aterramento são reduzidos.

A Metso Outotec está trabalhando ainda em novos desenvolvimentos na tecnologia FloatForce e espera introduzir os mecanismos de agitação da próxima geração em breve.

As células de flotação TankCell vêm com uma ampla seleção de ferramentas de gerenciamento de espuma, incluindo diferentes tipos de lavadores, controle de nível otimizado e vários instrumentos inteligentes.

A empresa também oferece uma ampla gama de serviços para as unidades de flotação, incluindo a avaliação do processo de flotação, inspeções de flotação e vários tipos de atualizações e pacotes de serviços de ciclo de vida para a otimização do desempenho da célula de flotação

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL