Metso Outotec e Votorantim Cimentos juntas em São Paulo

By Luciana Guimaraes28 March 2022

A Votorantim Cimentos é a sétima maior cimenteira do mundo e, hoje, uma empresa internacional de materiais, minerais e soluções.

A unidade de Agregados da companhia localizada no município de Santa Isabel, na Grande São Paulo, opera desde 1959 e atende clientes da Região Metropolitana da maior cidade brasileira, fornecendo agregados para construção civil, grandes obras e produtores de blocos de cimento.

Em 2018, a essa unidade de Agregados da Votorantim Cimentos enfrentava dois grandes desafios. Além da retração do mercado da construção civil, a fábrica apresentava a contaminação dos agregados e da presença, acima da média, de materiais pulvurulentos. No mercado de areia e de brita, os compradores preferem materiais com níveis controlados de contaminantes e de pó. Ou seja, agregados mais “limpos” têm a preferência.

Foto: Metso

Para mudar esse cenário, a unidade de Santa Isabel investiu em maior capacitação dos empregados e também endereçou a resolução técnica do processo de peneiramento dos agregados. Neste momento, especialistas da Metso Outotec foram convidados para avaliar a eficiência operacional das peneiras.

“Já tínhamos enfrentando um problema parecido em na unidade de Araçariguama, também localizada no Estado de São Paulo. A solução apresentada foi a troca das telas metálicas por telas de borracha de alta resiliência da Metso Outotec, quando tivemos bons resultados nos testes e na operação em si”, comenta gerente Industrial de Agregados da Votorantim Cimentos, Carlos José Barbosa Silva.

Ajustes no peneiramento, incluindo troca de telas, ajudaram no melhor desempenho

Os testes realizados na unidade de Agregados em Araçariguama foram replicados em Santa Isabel. Em Araçariguama, os testes envolveram a operação simultânea de duas peneiras: uma com telas metálicas e a outra com telas de borracha. O material coletado de cada uma delas foi analisado pelo laboratório da unidade e o relatório concluiu que a utilização de telas de borracha praticamente elimina a contaminação do produto final e, além disso, diminui a presença de materiais pulvurulentos. Os testes foram definitivos para a escolha da Metso Outotec como parceira em Araçariguama e, posteriormente, em Santa Isabel.

Embora não seja responsável sozinho pela melhoria do desempenho operacional, o ajuste no peneiramento e a adoção de telas de borracha ajudaram a unidade de Santa Isabel a melhorar seu desempenho. A avaliação dos clientes finais comprovou os resultados: a pedreira melhorou seu índice de qualidade (via serviço de atendimento ao cliente), passando de um registro a cada 37 mil toneladas produzidas em (2018) para um a cada 700 mil toneladas produzidas, ou seja, quase 20 vezes melhor. O parâmetro de avaliação atual é que é dez vezes maior do que a meta antes especificada para cada registro . “Foi um salto fantástico que surpreendeu a todos. Os resultados das mudanças foram significativos”, complementa Carlos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL