Metso instala painéis fotovoltaicos em Sierra Gorda

Sierra Gorda é uma operação de mineração localizada no município de mesmo nome na região de Antofagasta, Chile, que atualmente produz cobre e sulfuretos de molibdênio. Um de seus objetivos estratégicos é agregar valor através da inovação, incorporando tecnologias para realizar o processo de produção em harmonia com o meio ambiente e as comunidades vizinhas.

Instalación paneles fotovoltaicos en Sierra Gorda (Foto: Metso Outotec)

Para isso, promoveu importantes ferramentas tecnológicas, tais como o uso de água do mar de uma usina termoelétrica em Mejillones, rejeitos com crostas de sal para controlar as emissões de material não consolidado na superfície sem ter que usar revestimentos adicionais, e o uso de energias renováveis, que lhe permitem mitigar as emissões de CO2.

Com o objetivo de consolidar uma indústria de mineração cada vez mais sustentável, Sierra Gorda e Metso Outotec materializaram este compromisso ambiental instalando 9 painéis fotovoltaicos policristalinos de 340 Watt cada um ao nível do piso nas instalações de área seca dentro da mina, reduzindo assim o uso de geradores a óleo.

Com estes painéis solares, a Metso Outotec reduzirá o consumo de petróleo em mais de 11.000 litros de diesel por ano no local, graças ao armazenamento de energia solar durante o dia e ao ter o gerador elétrico parado durante a noite.

As células fotovoltaicas, fornecidas pela Energsol Chile, terão uma capacidade de produção de 4320 kW por ano, que cobrirá 98% do consumo de eletricidade para iluminação nas instalações da Metso Outotec Services em Sierra Gorda, o que também equivale a 43% de sua demanda diária de energia. Tudo isso, com uma redução nas emissões de CO2 de 31,2 tCO2e por ano.

Olhando para o futuro, Cristian Fadic, Vice Presidente Comercial e de Serviços do Chile e do Cone Sul diz que “este é um marco importante que contribui para nossa meta de atingir zero emissões de CO2 até 2030 e nos motiva a continuar avançando na região junto com nossos clientes em nossa agenda de sustentabilidade, que é parte da estratégia global da Metso Outotec para o Planeta Positivo”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL