Metrô do México terá obras de US$ 2,7 bilhões

03 November 2014

observatorio mexico metro df

observatorio mexico metro df

As obras de ampliação do metrô da Cidade do México vão custar cerca de US$ 2,7 bilhões, de acordo com a Secretaria de Comunicações e Transportes do governo do país, órgão responsável pelo sistema.

O plano de expansão faz parte de uma grande iniciativa de infraestrutura lançada esse ano pelo governo do México, que está composta por uma variedade de projetos de grande magnitude em distintos âmbitos, tais como um novo aeroporto internacional na capital do país e o primeiro trem de alta velocidade da América Latina.

No que diz respeito ao metrô do Distrito Federal, o investimento público anunciado se dividirá em quatro das 12 linhas existentes. Serão ampliadas as linhas 4, 9, 12 e linha A.

A linha 4, que é a mais curta do sistema, será estendida desde seu terminal Martín Carrera ao município de Ecatepec, o mais povoado da cidade. A linha A se expandirá à localidade de Chalco, onde se encontra um terminal de trens suburbanos. A linha 9 vai se expandir desde seu terminal Tacubaya a Observatorio. Também a linha 12 se expandirá a Observatorio a partir de seu terminal Mixcoac, em um novo percurso de 4,1 quilômetros, nos quais se construirão três novas estações.

Serão adicionados ao maior sistema de metrô da América Latina um total de 43,5 quilômetros. Atualmente, o metrô da Cidade do México conta com 225,9 quilômetros e 195 estações. Com este plano, a Secretaria de Comunicações e Transportes quer possibilitar sobretudo novas conexões através das linhas existentes, de maneira a dividir a pressão de usuários sobre o sistema. O metrô da Cidade do México transporte o equivalente a 1,6 bilhão de passageiros ao ano.

As autoridades discutem agora qual será a proporção do investimento que caberá a cada esfera de governo, entre aportes federais e do governo local do DF.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL