Metrô de Santiago reativa licitações das linhas 8 e 9

09 September 2021

Logo Metro de Santiago

O Metro de Santiago anunciou a reativação dos projetos das suas Linhas 8 e 9 e convocou a licitação de uma Consultoria Especializada que prestaria apoio à engenharia básica de ambas as vias, estudos de solo, consultoria ambiental e equipes transversais de apoio ao projeto.

“Com este edital, estamos reativando esses importantes projetos depois de um momento em que tivemos que reprogramar suas diferentes etapas devido à reconstrução das estações, e devido às dificuldades geradas pela pandemia”, disse o presidente do Metro, Luís de Grange, que acrescentou que “com a reativação da Linha 8 e da Linha 9, mais a obtenção da Resolução de Qualificação Ambiental da Linha 7 e o avanço na construção dos túneis dos ramais da Linha 2 e Linha 3, continuamos a expandir uma rede de Metro que vai oferecer novas e melhores oportunidades e vai aproximar pessoas e famílias ”.

Ressalta-se que o Ministério da Fazenda do Chile autorizou financiamento para a etapa de viabilização da Linha 8 e da Linha 9, o que permite a realização de licitações a partir deste mês tanto para a Assessoria Especializada já publicada, quanto para os empreendimentos de engenharia básica e estudos anteriores, como mecânica do solo e aerofotogrametria, que por sua vez permitirão a apresentação de ambos os projetos ao Sistema de Avaliação de Impacto Ambiental (SEIA) e o posterior processamento da Resolução de Qualificação Ambiental (RCA).

O que é a linha 8?

A Linha 8 terá um percurso de aproximadamente 19 quilômetros e 14 novas estações que se estenderão de norte a sul ao longo dos eixos das avenidas Los Leones, Macul e La Florida. Ele conectará cinco comunas: Providencia, Ñuñoa, Macul, La Florida e Puente Alto. Beneficiará 1,6 milhão de habitantes. Isso ajudará a melhorar a qualidade do serviço na Linha 4 e na Linha 5 e adicionará três estações combinadas à rede: Los Leones L1 e L6, Chile Espanha L3 e Macul L4. Estima-se que seu comissionamento possa ser até 2030.

Como será a linha 9?

A linha 9 tem cerca de 17 quilômetros e 12 estações que vão de norte a sul ao longo do eixo da avenida Santa Rosa. Conectará seis comunas: Santiago, San Miguel, San Joaquín, La Granja, San Ramón e La Pintana. Vai beneficiar cerca de 900 mil habitantes. Irá fornecer cobertura da rede do Metro a uma comuna isolada como La Pintana e irá reforçar a acessibilidade das áreas centro e sul. Além disso, melhorará a qualidade do serviço na Linha 2, Linha 4 e Linha 5. Acrescentará quatro combinações à rede: Santa Lucía L1, Matta L3, Bío Bío L6 e Santa Rosa L4A. Estima-se que seu comissionamento possa ser até 2030.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL