Metrô de Lima: só um consórcio entrega propostas

21 March 2014

metro lima

metro lima

Apesar de que havia três consórcios pré-qualificados para a licitação, o projeto de construção da linha 2 do metrô de Lima terá só um competidor na fase final. Isso porque somente o Consórcio Nuevo Metro de Lima apresentou a documentação de proposta técnica e econômica à agência ProInversión dentro do prazo.

O consórcio está composto pelas seguintes empresas construtoras: Salini Impregilo (Itália), Iridium Concesiones ACS (Espanha), Vialia FCC (Espanha), Ansaldo Breda (Itália) e Cosapi (Peru).

Agora, resta apenas esperar o dia 28 de março para confirmar a vitória definitiva do consórcio na licitação da obra mais importante de infraestrutura do Peru nesse ano. A avaliação da ProInversión aceitou a informação da proposta técnica, afirmando que estava completa. O envelope com a proposta econômica será aberto no dia 28.

Sem competição

Produziu-se uma situação inesperada. Os outros dois consórcios contavam com pesos pesados da construção latino-americana, e inclusive de escala mundial. Um deles era composto por Astaldi, da Itália, e uma subsidiária da mexicana ICA. O outro tinha três das maiores construtoras brasileiras - Odebrecht, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão - unidas à mais importante do Peru, Graña y Montero.

O ministro de Transportes e Comunicações do Peru, Carlos Paredes, comentou a desistência dos consórcios. "Eles decidiram não apresentar proposta porque consideraram que o preço fixado não era suficientemente atrativo. É seu direito.", disse.

Obviamente, o consórcio Nuevo Metro de Lima é o único que pode vencer a licitação e realizar a obra. Mas não há certeza até o anúncio oficial na sexta-feira 28 de março. Isso porque a ProInversión esteve analisando toda a documentação da proposta técnica a fim de verificar se está aceitável. Apenas em caso afirmativo se abre a proposta econômica no dia 28, e aí sim isso significaria vitória automática da licitação da linha 2 do metrô de Lima.

O Informativo Semanal de Construção fechou na quinta-feira 27 de março, um dia antes da decisão. Informações atualizadas podem ser obtidas em nosso site.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL