Metrô de Curitiba atrai empresas internacionais

26 September 2014

Subway project in Curitiba, South Brazil

Subway project in Curitiba, South Brazil

Mesmo com seu processo de licitação suspenso até o momento, o projeto de metrô de Curitiba desperta interesse de numerosas empresas internacionais, de acordo com documentos do processo divulgado pela imprensa local.

Orçado em R$ 4,7 bilhões, o metrô de Curitiba será construído mediante o modelo de Parceria Público-Privada, com licença de operação para o consórcio construtor de 35 anos. Espera-se que cerca de 420 mil passageiros utilizem o sistema diariamente pagando uma tarifa inicial de R$ 2,25 estabelecida no contrato de concessão. O projeto prevê a construção de 17,6 quilômetros de linha e 15 estações.

Além de várias empresas brasileiras, os interessados na concessão do metrô de Curitiba são de muitos países, tais como Salini Impregilo (Itália), Siemens (Alemanha), Bombardier (Canadá), Acciona e CAF (ambas da Espanha) e Benito Roggio (Argentina).

Mas até o momento o processo de licitação está parado e sem data para recomeçar. Irregularidades na parte das licenças ambientais foram apontadas por órgãos reguladores, o que obrigou a prefeitura a enviar explicações ao Tribunal de Contas do Estado. O TCE ainda não deu seu parecer sobre quando se poderá reiniciar o processo.

Conhecida como a cidade mais bem urbanizada do Brasil, Curutiba é também a quinta maior renda per capita do país. Sua população gira em torno de 1,8 milhão de pessoas, mas esse número sobe para cerca de 3,5 milhões se se contam os moradores dos municípios da região metropolitana.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL