Metodologia 6D já é realidade em projetos brasileiros

A sexta dimensão do BIM, o BIM 6D, foca seus processos na adequação do modelo às necessidades ambientais atuais. As informações inseridas no modelo vão desde o fabricante de um determinado componente, até a estimativa de vida útil do empreendimento.

Responsável por impulsionar a construção 4.0 no Brasil, a metodologia BIM (Building Information Modeling), tem sido cada vez mais utilizada pelo setor da construção civil em todo mundo ao permitir, por meio da modelagem de dados da construção, a integração de todas as áreas envolvidas na criação do projeto de forma produtiva e sustentável.

A Tarjab, incorporadora imobiliária com foco em qualidade construtiva e sustentabilidade, agregou em seus projetos a metodologia BIM de forma assertiva, desde o 3D ao 6D.

Empresa se mantém atenta a utilização de novas tecnologias que possam contribuir para práticas construtivas produtivas e cada vez mais sustentáveis nos seus empreendimentos, e tem feito uso de diversas soluções digitais disponíveis no mercado, dentre eles drones, smartphones, realidade aumentadas e QR Codes.

Com embasamento em processos que compreendem todo o ciclo de vida do empreendimento, desde a inserção de tecnologias no estudo do projeto, passando pela comunicação do escritório, canteiro de obra e com o cliente - que, também, pode acompanhar o cronograma da obra, até a fase final do empreendimento.

Desde os anos 2000, principalmente, o BIM é utilizado no país por empresas de diversos segmentos, e a sua disseminação tem sido determinante na inovação da construção civil. No entanto, apenas 9,2% das empresas do setor utilizam a plataforma de modelagem, segundo estudo conduzido pela FGV /IBRE Fundação Getúlio Vargas (FGV).

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL