Método ascensional muda uso de guindastes torre

By Fausto Oliveira13 July 2016

Liebherr Brasil

Liebherr Brasil

A obra de um centro comercial em Goiânia é a primeira no Brasil a colocar dois guindastes de torre Liebherr 85 EC-B 5b FR.tronic em aplicação por método ascensional, que pressupõe a subida do guindaste junto à estrutura, utilizando assim menos segmentos de torre.

Dois guindastes torre Liebherr fabricados no Brasil, modelo 85 EC-B 5b FR.tronic, estão há cerca de um ano auxiliando a construção do centro comercial Orion Business & Health Complex, que terá uma área de mais de 124 mil metros quadrados.

Para facilitar sua utilização e economizar nos segmentos de torre, se escolheu o método ascensional para a instalação dos guindastes. Ambas as torres foram postas no poço dos elevadores, desde a fase de fundações. Enquanto o edifício sobe, as torres sobem com a estrutura.

Os guindastes da Liebherr têm mecanismo que permite telescopagem de sua estrutura vertical, o que permitiu neste caso elevá-las enquanto os andares da estrutura construída subiam. Por este método, o guindaste deixa de tocar o solo e se apoia sobre o próprio edifício em construção. O guindaste mais alto repetiu a telescopagem 14 vezes, e o mais baixo 10 vezes. Cada alteração de altura elevou os equipamentos entre 8,8 e 12,9 metros para cima.

O custo de um guindaste de torre varia conforme a quantidade de segmentos de torre utilizados. Com este método, se economizou capital, além de agilizar a construção.

Com previsão de inauguração em dezembro de 2017, os guindastes 85 EC-B 5b FR.tronic atingiram alturas de 134 e 120 metros respectivamente, até o momento.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL