Mercosul retém fundos para obras paraguaias

By Milena Jiménez02 October 2014

costanera asunción

costanera asunción

A construção da segunda etapa da avenida beira-mar de Assunção e as obras complementárias da segunda ponte com o Brasil, estão detidas. Isso, devido a que os US$289 milhões que o Paraguai tinha solicitado para a execução do projeto ao Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), foram retidos.

As razões não são claras. Segundo o ministro da Fazenda paraguaio, Germán Rojas, isso teria relação com certa incomodidade do Brasil e da Argentina com a posição do Paraguai em determinadas matérias. "Nós, como país, marcamos uma posição firme e isso gera desconforto nos países", assinalou à imprensa local sem dar mais detalhes. E agregou que o Paraguai deve lidar com a desvantagem de ser um país com menos poder econômico que seus vizinhos. Acredita-se que as razões têm a ver com assuntos comerciais.

Por outro lado, na última reunião dos integrantes da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul (CRPM), o Brasil ratificou sua oposição à liberação dos fundos para a construção do projeto. A Argentina, o Uruguai e a Venezuela no entanto, já aprovaram a iniciativa.

O Focem é um fundo destinado a financiar projetos de infraestrutura em benefício das economias menores de Mercosul.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Calac+: Reduzindo as emissões
A Cooperação Suíça está comprometida com a redução das emissões poluentes na América Latina.
Foco Chile: Investimento austral
Não é de surpreender que os projetos de mineração continuem a ser um dos principais impulsionadores da carteira de planos de infraestrutura do Chile.
Guindastes e equipamentos Cruz del Sur: Elevação Regional
A Cranes y Equipos Cruz del Sur vem ampliando sua presença na América do Sul e hoje tem uma presença significativa no Chile, Colômbia e Peru.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL