Mercedes-Benz Trucks celebra estreia mundial do eActros 6

Modelo pode alcançar mais de 1.000 quilômetros por dia com recargas intermediárias durante pausas dos motoristas.

A Mercedes-Benz Trucks revelou o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias, em estreia mundial em evento realizado em Hamburgo, na Alemanha.

Com este modelo, a Companhia planeja definir um novo padrão no transporte rodoviário de cargas em termos de tecnologia, sustentabilidade, design e rentabilidade para os operadores de frotas elétricas.

A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu duas tomadas de força para o eActros 600. A versão eletromecânica possibilita operar implementos hidráulicos ou mecânicos, como basculantes, guindastes ou semirreboques de silo. Foto: Divulgação

A alta capacidade da bateria de mais de 600 kWh – daí a designação do modelo 600 – e um novo eixo motriz elétrico permitem que esse caminhão atinja uma autonomia de 500 km sem recarga intermediária.

O eActros 600 será capaz de viajar mais de 1.000 quilômetros por dia graças a recargas intermediárias durante as pausas realizadas por motoristas ao longo das viagens.

Atualmente, cerca de 60% das viagens de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que a infraestrutura de carga e recarga das baterias no transportador e nos pontos de entrega é suficiente para o novo modelo. Para todas as outras aplicações, a expansão contínua da infraestrutura pública de recarga é vital para tornar o caminhão elétrico viável ao transporte de longa distância em toda a Europa.

Além da carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permitirá cargas de Megawatts (MCS). Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, ela será adaptada às versões do eActros 600, mas os clientes já podem solicitar uma pré-instalação para esse fim. Para se ter uma ideia, as baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação adequada com potência de um Megawatt.

O veículo é projetado para um Peso Bruto Total combinado de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de aproximadamente 22 toneladas. Em alguns casos, legislações nacionais podem permitir uma carga útil mais elevada.

Se tratando de rentabilidade para os frotistas, o eActros 600 pretende estabelecer novos padrões, substituindo, a longo prazo, a maioria dos caminhões a diesel nesse segmento. O objetivo da marca para o transporte elétrico a bateria de longas distâncias é oferecer aos clientes uma solução completa que envolva tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carga e serviços.

As vendas do caminhão começam neste ano, com início da produção em série previsto para o final de 2024. Além de cavalos mecânicos, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões de caminhão rígido do eActros 600, oferecendo aos clientes mais possibilidades de aplicação para o transporte totalmente elétrico. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, alguns dos quais também serão disponibilizados para testes práticos com clientes.

Mais de 80% de economia de CO2 em comparação com caminhões a diesel

A pegada de CO2 do eActros 600 dependerá da eletricidade utilizada na operação do veículo. Com o atual mix energético europeu, o eActros 600 consegue uma economia de CO2 de cerca de 40% em comparação com um Actros a diesel. Com energias totalmente renováveis, esse índice pode chegar a mais de 80% ao longo de todo o ciclo de vida do produto, estimado em dez anos, a partir da extração de matérias-primas. Isso corresponde a uma economia de cerca de 370 ou 775 toneladas de CO2. Como resultado, o eActros 600 pode compensar a pegada de CO2 da fabricação de suas baterias no seu segundo ou primeiro ano de operação no transporte de longas distâncias.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL