Mercado imobiliário brasileiro volta à atividade

By Fausto Oliveira27 October 2017

FipeZap mostrou alta de 69% no VGV no terceiro trimestre.

O mercado imobiliário brasileiro deu sinais positivos no terceiro trimestre do ano. Dados preliminares do índice FipeZap, que considera vendas e lançamentos de novos edifícios no país, mostram que seis importantes incorporadoras registraram alta no valor geral de vendas (potencial de receitas provenientes de edifícios já construídos e que estão à disposição do mercado) de R$ 3,54 bilhões, alta de 69% na comparação interanual.

Isto significa que estas seis empresas têm um importante porcentual a mais de imóveis à venda atualmente, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em consequência, o dado traduz que, de um ano para cá, estas seis empresas construíram mais, reativando parte do mercado.

Segundo o FipeZap, as vendas líquidas das empresas pesquisadas cresceram 63% interanuais no terceiro trimestre, alcançando um valor equivalente a R$ 3,5 bilhões.

As seis empresas destacadas no mercado imobiliário nacional são, de acordo com o índice, a Direccional Engenharia, Even Construtora, EZTec, Gafisa, MRV Engenharia e Tenda.

Eduardo Zylberstajn, coordenador do índice FipeZap, afirma que “há grandes chances de que, daqui a algum tempo, ficar claro que o ano de 2017 foi o ponto de inflexão do mercado imobiliário, caracterizando a entrada de um novo ciclo”.

Não obstante, o executivo também afirma que não se trata de uma reativação total, pois as medidas macroeconômicas não teriam ainda tido um reflexo consistente no comportamento dos consumidores finais. “Os lançamentos estão vendendo muito bem. A retomada está acontecendo mais pela venda de lançamentos do que do estoque”, disse.

O estoque de imóveis no Brasil é alto, devido à súbita e muito forte queda nos mercados de edificações residenciais e comerciais. O que não apaga o fato de que uma alta nas vendas e nas obras seja uma notícia positiva.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL