Mercado de cimento continua em queda no Brasil

By Fausto Oliveira22 February 2018

Mas ritmo de desaceleração diminui, e tudo aponta para recuperação.

votorantim edealina

Usina cimenteira

O Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) divulgou seus resultados preliminares de mercado para janeiro de 2018. Segundo a entidade, a venda de cimento no país caiu 0,1% em relação a janeiro de 2017.

Assim, foram despachadas 4,3 milhões de toneladas de cimento no Brasil em janeiro.

A comparação do acumulado de 12 meses terminando em janeiro de 2018 contra o acumulado de 12 meses terminando em janeiro de 2017 também mostra queda na venda de cimento, de 6,2%, totalizando 53,8 milhões de toneladas.

Mas a medição por dia útil – considerado o melhor indicador econômico da indústria cimenteira – aponta que as vendas do insumo subiram 0,2% na comparação com dezembro de 2017 e caíram 0,1% na comparação com janeiro de 2017.

O consumo aparente (vendas do mercado interno mais as importações) ficaram em 4,4 milhões de toneladas em janeiro, 0,5% menos do que no mesmo mês do ano anterior.

A comparação do acumulado de 12 meses até janeiro último com os 12 meses acumulados até janeiro do ano passado revela que o consumo aparente também vem caindo, com 6,1% menos nos últimos 12 meses.

Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, afirma que isto está em linha com o esperado pelo sindicato.

“Temos observado nos últimos meses uma contínua desaceleração no ritmo da queda. Neste primeiro trimestre, o consumo ainda deve apresentar números negativos, mas no segundo trimestre ele deve alcançar índices positivos, após três anos consecutivos de queda do consumo do cimento: -8,9% em 2015; -11,5% em 2016 e -6,3% em 2017, acumulando -25% nesse período”.

A recuperação moderada do crédito imobiliário, somada à queda nas taxas de inflação e dos juros fazem com que o presidente do SNIC tenha uma projeção de crescimento do setor cimenteiro no Brasil de entre 1% e 2% este ano.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL