Melhora o abastecimento de energia de El Bolsón
07 April 2021

US $ 1,5 milhão significou a engenharia prévia e o começo do projeto da Estação de Transformação El Coihue; que será realizado em conjunto com a estatal argentina Transcomahue e o Ministério de Energia.
O projeto localizado em El Bolsón em Río Negro, Argentina, visa solucionar problemas de abastecimento de eletricidade de longa data que, além desta província, afetam Chubut, de modo que o acordo interprovincial assinado em 2019 impulsionou o início deste projeto energético. “Significa ter uma linha segura que atravessa grande parte, ou a maioria, no subsolo. Isso garantirá que não teremos problemas com as nevasca ou a falta de podas preventivas que ocorrem na área que passa por florestas ou com árvores próximas ”, disse o secretário de Energia Elétrica de Río Negro, Néstor Pérez.
Pérez destacou que El Bolsón é uma grande área que ainda requer geração de eletricidade isolada. “Embora tenha várias fontes de abastecimento, elas são bastante fracas, principalmente na conexão que temos com o sistema interligado que vem de Chubut. Isso provoca uma série de interrupções e cortes por falta de manutenção ou precariedade que a linha tem em alguns pontos”, destacou.
Deve-se destacar que a obra atenderá toda a demanda atual de El Bolsón do sistema interligado; onde hoje apenas um quarto da demanda pode ser atendida. Desta forma, será possível atender 14MW no horário de ponta, o suficiente para cobrir o consumo atual da cidade do sul da Argentina por 10 anos.
Além disso, já foi feito o estudo e definição do traçado da linha, que em boa parte será subterrâneo. No futuro, também está prevista a ampliação da capacidade da estação para atender à demanda que, querendo ou não, continuará crescendo.
Em relação ao orçamento, deve-se observar que todo o projeto deve custar entre 8 e US $ 10 milhões e levar até dois anos para ser concluído.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

