Megaporto privado em construção no Panamá

By Mike Hayes13 June 2017

127861 khl com pic template (large) this one

Está em construção o novo porto de águas profundas e terminal de contêineres Isla Margarita, no Panamá. Trata-se de uma ampliação do porto existente.

O projeto tem o valor de US$ 1 bilhão e é construído pela empresa privada chinesa China Landbridge, que adquiriu o porto em maio de 2016.

O local será renomeado como Panama Colon Container Porto (PCCP), e por sua localização próxima à entrada caribenha do Canal do Panamá poderá se beneficiar da capacidade aumentada do canal.

A primeira das três fases da construção do megaporto deverá aumentar sua capacidade para 2,5 milhões de TEU, e deverá incluir um terminal dedicado a gás natural liquefeito.

Ao se concluir a primeira fase de obras, o porto PCCP terá quatro docas com espaço de atracação equivalente a 1,2 km, e calado de 18 metros.

Em seguida, o novo porto do Panamá receberá a construção de um parque logístico e a incorporação de novos guindastes portuários. Quando estiver em pleno funcionamento, a PCCP poderá manipular 11 milhões de TEU.

Então, ele será o 13° porto do mundo em termos de capacidade de contêineres.

Sobre a aquisição do porto Isla Margarita pela China Longbridge, Kenneth Zhang, representante do PCCP, disse que “para nós este é um investimento de longo prazo. Com a expansão do canal, o futuro do Panamá é brilhante, e mesmo que o setor marítimo esteja agora vivendo uma crise global, nós mantemos uma visão de futuro muito diferente”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL