Megaobra sanitária na Argentina avança com tatuzão

By Gabriel Lira05 November 2019

Valentina

A tuneladora Valentina

Entre as várias obras que vêm sendo tocadas na Argentina neste ano, destaca-se uma das maiores que é o projeto Sistema Riachuelo, megaobra sanitária que constrói 30 quilômetros de tubulações subterrâneas a fim de levar os resíduos de Buenos Aires a uma estação de pré-tratamento e então ao futuro Emissário Riachuelo.

Esta solução melhora a capacidade de serviço do saneamento de Buenos Aires, beneficiando 4,3 milhões de pessoas. “É uma das obras mais importantes que está em andamento hoje na Argentina, e a maior de financiamento do Banco Mundial na América Latina”, disse o Ministro do Interior, Obras Públicas e Moradia do país, Rogelio Frigerio, segundo quem o projeto tem orçamento de mais de US$ 1,2 bilhão.

É nesta obra que a tuneladora tipo “tatuzão” batizada de Valentina está operando. Ela está perfurando um desvio coletor no sistema, túnel que terá cinco km de extensão. Já avançou os primeiros 500 metros, num trabalho diário de colocar aduelas nas paredes que perfura a profundidades de entre 24 e 34 metros, com diâmetro de 4,5 metros. A máquina recebeu este nome da operadora Aysa em homenagem à primeira astronauta mulher a viajar pelo espaço, Valentina Tereshkova. 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL