Marco Legal estimula demanda por obras de infraestrutura

O saneamento básico contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. A modernização e ampliação do sistema de saneamento básico beneficia, em qualquer lugar do mundo, a sociedade como um todo: as empresas, o país, as cidades e o desenvolvimento social e econômico.

Na última década, a área do saneamento passou a ter mais destaque em termos de investimentos e de políticas públicas, com o objetivo de estabelecer um caminho sustentável e de longo prazo para atender as demandas por uma infraestrutura abrangente e eficiente na gestão de água e esgoto. Esse destaque levou a elaboração e a sanção do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e da coleta e tratamento de esgoto.

O marco legal criou um ambiente de segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade, com objetivo de universalizar os serviços de saneamento básico - Foto: MDR

“Além do potencial de crescimento, verificamos a mudança ante à responsabilidade do investimento, que passou do setor público para o privado, desde empresas e concessionárias de saneamento até incorporadoras, que tem implantado novas áreas urbanizadas com rede de água, esgoto, inclusive com sistemas próprios de tratamento de água e de esgoto. Isso significa que os caminhos de desenvolvimento estão sendo abertos, porém é preciso ter bons administradores para que o planejamento se transforme em ação”, avalia o engenheiro Thiago Vendemiatti, diretor comercial da Improv Equipamentos.

Em relação ao Marco Legal do Saneamento, Vendemiatti recorda que a meta estabelecida de o país contar com 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033 vem estimulando um número maior de obras de infraestrutura de esgotamento sanitários pelo país. “Esta demanda reprimida tem potencial de aumentar rapidamente. Nossa percepção é de que ela deve ser muito maior do que a quantidade atual de projetos”, explica.

Nesse sentido, a Improv Equipamentos conta com um sistema de bombeamento em linha para esgoto, conhecido por Booster de Esgoto, voltado para aplicação em municípios e em empreendimentos imobiliários e comerciais, que pode substituir integralmente estações elevatórias de esgoto convencional. É um sistema compacto, robusto, com menor impacto ambiental, menos área de ocupação instalada, sem emitir mau odor à vizinhança e com manutenção e operação simplificadas. A companhia ainda oferta ao mercado abraçadeira para reparo rápido em inox, sistema de medição de eficiência hidráulica de bombas pelo método termodinâmico e sistema de armazenamento com reservatório parafusado vitrificado.

Os lançamentos e tecnologias da Improv Equipamentos estarão em exposição na IFAT Brasil, que irá conectar, entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética. “Esperamos que a IFAT Brasil possa manter as mesmas características da IFAT Alemanha, evento consolidado e sempre aguardado pelos setores envolvidos, agregando valor e contribuindo para a realização de negócios”, destaca Vendemiatti.

A IFAT Brasil integra a rede IFAT, maior rede de tecnologias ambientais do mundo e contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL