Marcelo Bracco compartilha os planos de crescimento da Manitou e a estratégia da marca Gehl

Manitou impulsiona expansão na América Latina: Marcelo Bracco compartilha planos de crescimento e estratégia com a marca Gehl

2023 foi um ano memorável para a Manitou na América Latina, com um aumento de 35% no volume de negócios, marcando um marco em seu histórico na região. Agora, com o início de 2024, a empresa está se preparando para alcançar novos patamares, anunciando a entrada de sua marca Gehl no mercado latino-americano.

Em uma entrevista exclusiva para a Construção Latino-Americana, Marcelo Bracco, gerente geral da Manitou para a América Latina, dá uma visão detalhada dos planos de expansão e da estratégia por trás dessa iniciativa.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

Uma parceria estratégica

Desde sua fundação, em 1859, nos Estados Unidos, a Gehl é sinônimo de inovação e qualidade no setor de máquinas compactas de construção, com uma ampla gama de produtos que vão de retroescavadeiras a minicarregadeiras. A decisão de introduzir a marca na América Latina faz parte da estratégia da Manitou de diversificar sua oferta e aproveitar as novas oportunidades de mercado na região.

De acordo com Bracco, “A adição da marca Gehl é uma parte fundamental de nossa estratégia de crescimento na América Latina. Acreditamos firmemente que a reputação e a qualidade dos produtos da Gehl complementarão nossa oferta atual e nos permitirão atender às crescentes demandas de nossos clientes na região”.

Para apoiar essa expansão, a Manitou selecionou cuidadosamente a Ascendum (no México) como seu primeiro distribuidor oficial da Gehl na região, com planos de expandir a rede de distribuidores para outras áreas importantes em um futuro próximo. “A Ascendum provou ser uma parceira confiável e estamos confiantes de que ela será fundamental para o sucesso da Gehl na América Latina”, diz Bracco.

A incursão da Manitou no mercado latino-americano com a marca Gehl representa um passo significativo em sua estratégia de crescimento regional.

Além disso, a empresa está em processo de finalização de acordos com distribuidores no sul do Brasil, o que fortalecerá ainda mais sua presença no mercado. “Até o final do ano, deverá haver pelo menos seis revendedores Gehl na região”, diz ele.

Vale ressaltar que a Manitou tem uma presença muito forte na América Latina, com cerca de 50 concessionárias que atendem a todos os países da região (exceto Venezuela). A estratégia com a Gehl não será idêntica, pois, de acordo com Bracco, eles estabelecerão a marca, pelo menos inicialmente, apenas nas principais economias da região latino-americana.

Visões independentes

Marcelo Bracco explica que é importante gerenciar as duas marcas de forma totalmente independente. “Elas são empresas diferentes e serão atendidas por distribuidores diferentes”, diz ele.

É por isso que a empresa está considerando a criação de uma equipe de vendas dedicada à Gehl.

No entanto, embora as marcas sejam gerenciadas de forma independente, o executivo é enfático ao explicar que isso não fará com que os distribuidores concorram entre si, mas que a ideia é conseguir ganhar mais participação de mercado por meio de uma oferta mais ampla com as duas marcas e competir com o restante do mercado.

Além disso, é importante levar em conta que, embora ambas as empresas atendam ao mercado de construção, a Manitou também tem um forte foco na indústria, agricultura e mineração, o que não acontece com a Gehl.

Compromisso com o cliente

Marcelo Bracco, gerente geral da Manitou para a América Latina.

O compromisso da Manitou com a excelência no atendimento ao cliente é evidente em sua abordagem de treinamento e desenvolvimento de revendedores. A esse respeito, Bracco enfatiza que “nossos revendedores são a espinha dorsal de nosso negócio. Investimos muito em seu treinamento e desenvolvimento para garantir que eles estejam totalmente preparados para atender às necessidades de nossos clientes em toda a região”.

A Manitou oferece programas de treinamento contínuo em seu centro de treinamento em Vinhedo, Brasil, onde os distribuidores recebem treinamento especializado em produtos e técnicas de serviço. “Nosso objetivo é garantir que nossos revendedores estejam equipados com o conhecimento e as habilidades necessárias para fornecer o melhor serviço possível a seus clientes”, acrescenta Bracco.

Os revendedores da Manitou e da Gehl devem ter requisitos básicos, como uma forte estrutura comercial e técnica, para que possam prestar serviços às marcas. É por isso que, em muitos países, os revendedores da Manitou são os mesmos que atendem a outras grandes marcas, como Komatsu e Volvo. A estratégia com os revendedores Gehl será semelhante, “buscando sinergias com outras marcas”, explica o executivo.

Perspectivas de crescimento futuro

Com o aumento constante da demanda por infraestrutura e moradia na América Latina, Bracco vê um futuro promissor para a Manitou e a Gehl na região. “A necessidade de investimento em infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região”, diz ele. “Temos o compromisso de desempenhar um papel ativo nesse processo, fornecendo soluções inovadoras e confiáveis que impulsionarão o crescimento e o progresso na América Latina.”

Com foco em qualidade, inovação e atendimento ao cliente, a empresa está bem posicionada para alcançar novos níveis de sucesso na região. À medida que continuam a expandir sua presença e a ampliar sua oferta de produtos, a Manitou e a Gehl estão preparadas para desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da América Latina nos próximos anos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL