Máquinas e materiais de construção estão em uma montanha-russa

VDMA logo

Um crescimento de 14% é o experimentado pelas vendas da indústria de máquinas para construção fabricadas na Alemanha entre janeiro e agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, e se essa tendência se mantiver até o final do ano, a A indústria vai quase chegar ao patamar de 2019, segundo a Mechanical Engineering Industry Association (VDMA).

Mas, embora a indústria tenha se recuperado do impacto do ano pandêmico, os fabricantes de equipamentos de construção estão preocupados com os fornecedores que não podem entregar certos componentes, como semicondutores. Joachim Strobel, Conselheiro Adjunto da VDMA Construction, adverte que “não cabe a nós. Poderíamos cumprir se as condições o permitissem. A demanda por semicondutores é enorme. Grandes empresas dos setores automotivo e eletrônico serão atendidas primeiro, se é que serão atendidas. A engenharia mecânica, como um setor dominado por empresas de médio porte, está ficando para trás. A constante escassez de trabalhadores qualificados agrava a situação. “ Não deve haver nenhum dano colateral na indústria da construção Não são apenas as questões econômicas que impulsionam os fabricantes.

Os requisitos políticos e legais devido às metas climáticas representam desafios adicionais para eles. A indústria pede aos políticos que se diferenciem e se preparem para conceitos abertos à tecnologia. “Não pode ser que no decurso das novas directivas de emissão de gases sejamos aceites como danos colaterais de uma proibição geral dos motores de combustão interna. O motor diesel para máquinas de construção, movido a combustíveis sintéticos, é um ambiente modelo que pode provar seu valor. Outros conceitos alternativos de acionamento requerem uma infraestrutura dificilmente viável na maioria de nossas áreas de aplicação ”, enfatiza Franz-Josef Paus, presidente da associação comercial.

Os formuladores de políticas devem agir mais rapidamente

Embora o setor de materiais de construção esteja posicionado de forma mais heterogênea e planeje ciclos mais longos, ele enfrenta dificuldades semelhantes na cadeia de suprimentos. As carteiras de pedidos aumentaram, porém a pressão de custos é particularmente alta no setor de engenharia de plantas. A liberação de CO2 no processo de fabricação de materiais de construção é outro problema que deve ser eliminado. Já existem novos processos, mas muitas vezes não as condições do quadro político para eles. O princípio da abertura tecnológica deve ser aplicado aqui como em todas as áreas.

A chave para a inovação é a concorrência aberta. “Estamos sempre prontos para trocar opiniões com quem tem responsabilidade política sobre contextos e pré-requisitos técnicos. Como podemos atender melhor aos critérios de sustentabilidade? Esta pergunta nos acompanhará no futuro. Ao fazer isso, devemos sempre manter o panorama geral em mente ”, disse Georg Baber, Presidente da Divisão de Fábrica de Cimento, Cal e Gesso da VDMA.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL