Manutenção de equipamentos: Interna ou terceirizada?

Quando uma máquina quebra, é melhor você ter sua carteira por perto

Como uma das maiores e inesperadas despesas em um canteiro de obras, o maquinário danificado pode aumentar rapidamente para os proprietários de frotas. Primeiro, há o tempo e a produtividade perdidos e depois há todo o resto: custos diretos relacionados ao reparo, despesas com técnicos de serviço de campo e custos relacionados ao transporte.

Então, como um proprietário de frota pode evitar quebrar o banco? Manutenção.

A manutenção da frota não se trata apenas de reduzir os custos de reparo, mas também de proteger legalmente as empresas e manter os funcionários seguros. (Foto: United Rentals)

Ao manter todos os equipamentos com manutenção adequada e rotineira, os proprietários de frotas podem esperar redução do tempo de inatividade, maior utilização, melhores taxas de aluguel e valores residuais mais altos. Mas a manutenção também custa dinheiro, então faz sentido ter mecânicos internos para consertar suas máquinas? Ou você deve terceirizar essas tarefas para terceiros?

Ter uma estratégia de manutenção de equipamentos

A questão de saber se as empresas de aluguel devem terceirizar a manutenção e os serviços de equipamentos tem sido um assunto de debate há muito tempo; em teoria, faria todo o sentido para um especialista em terceirização, como uma locadora, terceirizar algumas de suas próprias funções. Afinal, manter uma frota não é fácil. Mas também não é encontrar – e manter – técnicos qualificados. Some-se a isso a tarefa de acompanhar as inspeções dos equipamentos e, de repente, o que poderia ser visto como rotina, responsabilidades fáceis se tornam empreendimentos complexos.

Uma forma de combater esses problemas é ter uma estratégia de manutenção, que é essencial para todos os equipamentos motorizados. Mas quem tem tempo e recursos não apenas para desenvolver um programa como tal, mas para aplicá-lo? E se houvesse uma solução mais simples? E se tudo fosse terceirizado?

Práticas recomendadas de serviço de manutenção

Durante um webinar recente sobre manutenção de equipamentos, a United Rentals enfatizou que os proprietários de frotas de equipamentos (independentemente do tamanho) devem estabelecer um programa de manutenção preventiva por escrito – e cumpri-lo. Aqui estão algumas práticas recomendadas a serem consideradas na próxima vez que você estiver discutindo manutenção.

Defina seu programa de manutenção. Entenda qual serviço cada equipamento precisa. O protocolo não precisa ser complicado; siga as diretrizes e especificações do fabricante do equipamento original (OEM). Isso pode incluir lubrificação, trocas de óleo e filtro e ajustes padrão.

Crie um plano passo a passo. Definir e documentar cada etapa do serviço garante que a manutenção do equipamento seja realizada de forma consistente e de acordo com as especificações do OEM, independentemente de qual técnico qualificado esteja realizando o trabalho.

Estabeleça um cronograma. Identifique os intervalos nos quais o OEM requer que cada peça do equipamento seja reparada. Isso pode ser baseado em horas de uso, quilometragem ou dias de uso.

Planejar com antecedência. Conhecer os intervalos de manutenção exigidos pelo OEM permite que você encomende as peças necessárias e agende o trabalho para um horário em que o equipamento não estará no local de trabalho.

Mantenha bons registros. Documente qual serviço é feito e ao usar um sistema de gerenciamento de ordens de serviço. Manter registros cuidadosos pode ajudar quando você precisar fazer reparos de emergência, permitindo que o mecânico verifique o que foi reparado recentemente no equipamento.

Fonte : United rentals

Em um webinar recente, a United Rentals discutiu por que a terceirização da manutenção da frota pode ser uma escolha mais inteligente, eficiente e econômica para as empresas. Aqui estão as seis principais razões da United pelas quais a terceirização pode ser a chave para operações mais tranquilas e frotas em bom funcionamento.

1. Cumpra os regulamentos e reduza a responsabilidade

A manutenção da frota não se trata apenas de reduzir os custos de reparo, mas também de proteger sua empresa legalmente e manter os funcionários seguros. Certos tipos de equipamentos estão sujeitos a regulamentos de manutenção. Se você terceirizar a manutenção para profissionais qualificados, eles garantirão que você cumpra os padrões governamentais relevantes. O provedor também manterá registros de serviço detalhados, o que pode ajudar a reduzir sua responsabilidade se seu equipamento estiver envolvido em um incidente no local de trabalho.

A JLG diz que os clientes têm recursos internos de serviço limitados e sobrecarregados e estão procurando terceirizar o trabalho de manutenção e reparo para manter as oficinas eficientes. (Foto: JLG)

2. Certifique-se de que a manutenção seja feita

Se você estiver supervisionando a manutenção de sua própria frota, é fácil adiar a manutenção. Afinal, é difícil retirar um equipamento de um local de trabalho, onde você ganha dinheiro, para fazer a manutenção. Com a terceirização, seu equipamento receberá manutenção em uma programação regular para maximizar o tempo de atividade.

A United Rentals, por exemplo, pode agendar e concluir proativamente os serviços necessários de inspeção e manutenção por intervalos de tempo e/ou uso. Também oferece uma solução chave na mão no local para equipamentos e veículos localizados em grandes locais.

3. Tenha acesso a mão de obra qualificada

Um dos maiores desafios na manutenção de uma frota, principalmente mista, é encontrar mecânicos qualificados e capacitados. A escassez de mão de obra qualificada em muitas áreas é real. Ao terceirizar a manutenção de seus equipamentos para um prestador de serviços qualificado e com experiência em frotas mistas, você não precisa se preocupar em encontrar ou treinar mecânicos. Esse trabalho é feito para você.

4. Economize tempo e obtenha eficiências de custo em peças

Além de aproveitar a mecânica do provedor de serviços, você também poderá explorar sua cadeia de suprimentos. As empresas que atendem frotas têm poder de compra e status de pedido prioritário para obter as peças de que você precisa rapidamente, geralmente a preços abaixo do preço de varejo padrão do que você pagaria. Fornecedores com grandes estoques de peças podem já ter as peças necessárias em mãos, o que ajuda a colocar seu equipamento em operação mais rapidamente, economizando dinheiro no processo.

Genie diz que pode ser difícil encontrar e manter a equipe de manutenção. Ao terceirizar a manutenção, os frotistas terão uma tarefa a menos com que se preocupar. (Foto: Genie)

5. Menos pessoas e recursos

Contratar e reter funcionários é caro. Com a terceirização, você precisará de menos equipe de manutenção de equipamentos — e provavelmente menos caminhões de serviço e ferramentas de reparo. Você também eliminará a necessidade de alugar um sistema de gerenciamento de manutenção.

6. Liberdade para focar no seu core business

A maioria dos operadores de construção comercial ganha dinheiro quando está realizando trabalhos no local ou licitando novos empregos. Terceirizar sua manutenção permite que você se concentre nas áreas principais do seu negócio, aumentando potencialmente a lucratividade.

Como proprietário de uma empresa, você provavelmente não sonharia em fazer seus próprios impostos; obviamente vale a pena usar um contador de impostos. Para muitas empresas de construção, a mesma ideia se aplica à manutenção da frota. Você pode economizar dinheiro e, certamente, tempo, terceirizando-o para os especialistas.

Do fabricante do equipamento

Para empresas de aluguel que procuram terceirizar suas necessidades de manutenção, muitos OEMs oferecem programas para fazer exatamente isso.

A JLG, por exemplo, expandiu recentemente sua rede de prestadores de serviços autorizados nos Estados Unidos para um total de 44 localidades.

“Muitos de nossos clientes têm recursos internos de serviço limitados e sobrecarregados e estão procurando terceirizar o trabalho de manutenção e reparo para manter suas oficinas eficientes”, diz Dan Fry, gerente sênior do programa da JLG para provedores de serviços autorizados. “Quando se trata de manter a qualidade e o valor máximo das máquinas JLG, nada substitui uma boa manutenção preventiva e cuidados. Com nossa rede de provedores de serviços autorizados, a JLG oferece com confiança serviço e suporte responsivos e de qualidade mundial, disponíveis durante toda a vida útil de nossos produtos.”

Os provedores de serviço JLG autorizados podem atender os clientes em várias capacidades, incluindo serviço de garantia, suporte local para peças, serviços de inspeção, serviços de reparo móvel e na oficina, bem como trabalho de manutenção e reparo.

Do outro lado da lagoa, o provedor de soluções de serviço de pós-venda da Genie Platform Service and Repair (PSR Ltd) lida com reparos de equipamentos tanto no campo quanto em suas oficinas, mas também oferece acordos de serviço sob medida para as necessidades dos clientes.

A Genie diz que a flexibilidade do PSR permite aos proprietários de equipamentos a tranquilidade de saber que sua frota está recebendo a manutenção necessária para mantê-la em perfeitas condições, juntamente com outros benefícios, incluindo:

Segurança e risco – Os clientes reconhecem que equipamentos com manutenção adequada são essenciais para a segurança e apreciam que a terceirização desse trabalho para uma empresa especializada e com experiência ajuda a manter seus equipamentos nos padrões corretos

Recrutamento de talentos – pode ser difícil para os operadores de frota encontrar e recrutar o talento certo para realizar a manutenção adequada e necessária. Ao terceirizar essa tarefa, elimina-se o investimento de tempo e o custo de recrutamento, integração e treinamento, bem como todos os custos potenciais associados à contratação de membros da equipe.

Conveniência – Ao trabalhar com um grande e bem estabelecido provedor de soluções de serviços de pós-venda, os clientes podem aproveitar o amplo conhecimento das equipes — acumulado ao longo de muitos anos de trabalho em várias marcas de MEWPs. Usar um fornecedor para atender e reparar todas as marcas e modelos de equipamentos de acesso pode ser uma grande conveniência para os clientes, especialmente para aqueles que possuem uma frota mista ou equipamentos localizados em vários locais.

Planejamento de Custos – Um contrato de serviço traz o conforto de saber o custo futuro exato de manutenção de seu equipamento – proporcionando tranquilidade e proteção contra surpresas inesperadas que afetam orçamentos ou fluxo de caixa.

Benefícios para o lucro operacional – Um grande foco nos tempos de resposta e uma mentalidade de reparo na primeira vez auxiliam os clientes, ajudando a manter o tempo de inatividade da máquina no mínimo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL