Mantenha a produtividade de seu caminhão mesmo no frio extremo

Proteger a produtividade de um caminhão é vital ao operar em temperaturas frias. Aqui, a Rokbak, fabricante escocesa de caminhões articulados, aborda os desafios exclusivos impostos pelas condições climáticas do inverno e compartilha dez dicas para garantir que seus caminhões tenham um desempenho ideal em ambientes hostis e frios.

Rokbak tiene muchos clientes operando en condiciones de frío. Foto Rokbak. Rokbak tiene muchos clientes operando en condiciones de frío. (Foto: Rokbak)

1. Aquecedor de imersão e termostato

Uma nova opção para o inverno de 2023: os motores ADT Rokbak RA30 e RA40 agora podem ser equipados com um aquecedor de imersão e termostato de 1500 500 W/115 V para o sistema de resfriamento do motor. Particularmente útil ao operar por períodos prolongados em climas frios, o objetivo do aquecedor de imersão é ajudar o motor a atingir a temperatura operacional, pré-aquecendo-o antes da partida.

O pré-aquecimento do motor economiza tempo e reduz o consumo de combustível em marcha lenta e as emissões de CO2, tornando as operações mais produtivas e sustentáveis.

2. Cuidados com o sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento deve ser protegido adequadamente contra as intempéries. O líquido de arrefecimento do radiador do caminhão deve ser abastecido até a tampa, pois, em temperaturas extremamente baixas, a proporção de anticongelante de etilenoglicol para água deve ser de 60 a 40 para evitar que a água congele e crie estresse no motor. Os sistemas de arrefecimento devem ser inspecionados semanalmente.

3. Armazenamento adequado da bateria

As baixas temperaturas podem ter um efeito prejudicial sobre as baterias, levando à redução da potência, a possíveis quebras e até mesmo a explosões durante a troca das baterias. Quando necessário, armazenar as baterias longe de temperaturas extremas quando não estiverem em operação significa ter essas fontes de energia confiáveis prontas quando for hora de voltar ao trabalho.

4. Controle de tração aprimorado

Estradas escorregadias no inverno podem representar uma ameaça significativa à segurança e à produtividade. Os mecanismos aprimorados de controle de tração proporcionam aos caminhões Rokbak maior aderência e estabilidade em condições de gelo e neve. Três eixos com tração permanente em todas as rodas proporcionam tração, menor desgaste da linha de transmissão e menor deslizamento das rodas.

5. Opções de fluido para clima frio

As opções de fluido para clima frio para óleo do motor, combustível, líquido de arrefecimento do motor e combustível hidráulico projetadas para RA30 e RA40 são recomendadas para uso durante operações prolongadas em temperaturas ambientes extremamente frias. Esses fluidos para clima frio com enchimento de fábrica protegem os sistemas e componentes críticos da máquina, garantindo produtividade e tempo de atividade ideais.

6. Use combustível ártico

Para uso em condições semelhantes, em que as opções de proteção contra o clima frio são úteis, o combustível ártico é adequado para uso até -40°C / -40°F, enquanto o combustível diesel padrão é propenso a gelificar ou encerar em climas extremamente frios.

7. Manutenção regular de rotina

As verificações regulares de manutenção são fundamentais para a operação contínua em temperaturas frias, assim como manter o caminhão em ótimas condições. Isso deve incluir trocas de fluidos, inspeções semanais do sistema de arrefecimento (especialmente o reservatório e as mangueiras do líquido de arrefecimento) e ajustes da pressão dos pneus.

8. Fique de olho na estrada

Os faróis dos caminhões Rokbak transformam a noite em dia quando o crepúsculo chega mais cedo no inverno e são projetados para serem facilmente reparados sem levantar o capô, e os espelhos aquecidos oferecem maior visibilidade para a lateral da máquina. Cada caminhão também deve ser equipado com bons limpadores de para-brisa para manter a visibilidade e garantir uma operação segura.

9. Conforto essencial para o operador

A importância do conforto do operador nunca deve ser subestimada, mas em temperaturas abaixo de zero ele é particularmente importante. A Rokbak tornou as longas horas de trabalho dos operadores em condições de frio mais fáceis de gerenciar por meio de assentos aquecidos e cabines climatizadas com HVAC, contribuindo para o bem-estar e a eficiência dos operadores de transporte.

10. Prevenção proativa da erosão

A neve pode parecer bonita, mas traz consigo sal e outros materiais perigosos que podem contaminar os sistemas de transporte e causar erosão. A sujeira e a lama congeladas que se agarram aos caminhões quando eles estão parados são difíceis de remover e podem causar danos. Reservar um tempo para a limpeza diária protegerá a carroceria e os componentes do transportador para prolongar sua vida útil e reduzir os custos de reparo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL