Manitowoc lança seu novo Potain MCR 305
09 January 2024
Segundo a empresa, o equipamento economiza tempo e espaço.
A Manitowoc está lançando seu novo guindaste de torre com lança oscilante Potain MCR 305, que, segundo a empresa, oferece diversas melhorias em relação aos modelos anteriores.
Um dos avanços mais notáveis do novo modelo é o seu design otimizado, que reduz significativamente o número de pontos onde o guindaste deve ser fixado a um edifício à medida que a construção cresce. Exigir menos pontos de ancoragem significa uma montagem mais eficiente e menos despesas para os empreiteiros, economizando tempo precioso nos cronogramas apertados que os projetos de arranha-céus exigem. Por exemplo, com o MCR 295 A existente configurado com uma lança de 60 m, são necessários 11 pontos de ancoragem para atingir uma altura de 192,6 m. Porém, com o novo MCR 305 com a mesma lança, são necessários apenas seis pontos de ancoragem para atingir 194,3 m.
Outro ponto igualmente importante é o pequeno raio fora de serviço do MCR 305. Por exemplo, com uma lança de 60 m, o raio fora de serviço do MCR 305 é de apenas 12,5 m, comparado aos 22 m do MCR. 295. A na mesma configuração. A redução do raio fora de serviço permite que os empreiteiros coloquem mais guindastes em locais de trabalho restritos, disponibilizando mais opções de elevação e oferecendo melhor otimização do espaço. Isto pode significar que os projetos que consideram a construção de arranha-céus com um único guindaste podem agora acomodar dois, proporcionando enormes benefícios de produtividade.
Levantamento pesado
As tabelas de carga aumentadas do novo guindaste tornam o MCR 305 mais atraente para construções de arranha-céus, pois ele pode lidar com cargas mais pesadas, disse Leong Kwong-Joon, gerente regional de produtos para guindastes de torre Potain na Manitowoc.
“Tivemos extensas conversas com os clientes e os conhecimentos que obtivemos ajudaram-nos a desenvolver um novo e impressionante guindaste de lança oscilante. Os ganhos de resistência são alcançados ao longo de todo o comprimento da lança. Há também grandes economias para os clientes através de promoções mais rápidas e maior produtividade com um raio fora de serviço substancialmente reduzido. “Estamos entusiasmados em trazer este novo modelo ao mercado.”
O projeto básico, o desempenho do vento e os testes em túnel de vento do guindaste foram realizados na França, enquanto a equipe chinesa concluiu o projeto estrutural e as verificações dos testes. Cada posição da lança e ponto de elevação do guindaste foi sujeito a um extenso processo de projeto e análise que durou vários meses.
Existem duas versões do MCR 305: o MCR 305 H20 com capacidade de 20 t e o MCR 305 H25 com capacidade de 25 t. Com um comprimento de lança de 60 m, as cargas máximas na ponta são de 3,1 t para a versão H20 e 3 t para a versão H25. Existem diversas opções de guinchos, dependendo da preferência do cliente, incluindo opções HPL (High Performance Lift), com até 1.200 m de cabo de aço disponíveis.
Os guindastes são construídos na fábrica da Manitowoc em Zhangjiagang, na China, e serão vendidos na Ásia, Austrália e Nova Zelândia, África, Oriente Médio e América Latina.