Manitowoc e Shantui criam joint venture
24 January 2013
Os fabricantes Manitowoc e Shantui assinaram um acordo para a criação de um joint venture para a fabricação de guindastes na China. Ainda sujeita à aprovação das autoridades chinesas, a Shantui Manitowoc Crane Company Ltd pretende construir caminhões guindaste para o mercado nacional e de exportação.
A Shantui, que é parte da Shandong Heavy Industry, será dona de 51% da nova entidade conjunta, enquanto a Manitowoc ficará com os 49% restantes. Será estruturada de forma que a Manitowoc seja responsável da engenharia de projeto, engenharia de produção e qualidade do produto e da fábrica, que seguirá o critério adotado em outras fábricas da Manitowoc no mundo todo. A Shantui estará encarregada das operações, o financiamento e as compras, além da distribuição nacional.
"É um passo tático e estratégico muito importante para nós. A Shantui é um dos principais fabricantes chineses de equipamentos de terraplenagem e a companhia busca desenvolver sua presença no mercado de guindastes móveis no país. Por sua vez, a Manitowoc tem desenvolvido sua presença no mercado de caminhões guindastes chineses e agora estamos prontos para passar à seguinte etapa de desenvolvimento com um sócio mais forte e mais amplo", disse Eric Etchart, presidente da Manitowoc Cranes.
No começo, o joint venture produzirá quatro camiões guindastes: o GT8, GT10, GT20 e GT25, com capacidade de 8, 10, 20 e 25 toneladas respectivamente. Outros modelos serão incorporados mais adiante.