Manitou ampliará portfólio de produtos e rede de distribuidores

A marca Manitou, reconhecida e especialista internacional em tratamento de terrenos acidentados, tem projetos ambiciosos para os próximos anos.

Marcelo Bracco, diretor geral para as regiões Brasil e América Latina

Na Manitou Brasil desde 2015, Marcelo Bracco, diretor geral para as regiões Brasil e América Latina, já viu a empresa passar por diferentes fases, desde a construção da fábrica em Vinhedo (SP), até grandes investimentos para ampliação do portfólio. “O Grupo Manitou chegou ao Brasil em 2008 e por alguns anos atuou apenas por meio de representantes, que importavam as máquinas diretamente da França. Em 2015, decidimos investir localmente e iniciamos a fabricação de um modelo de Manipulador para o segmento de construção, destinado exclusivamente ao mercado brasileiro”, explica Bracco.

Mas foi em 2016, de acordo com o executivo, que o mercado mudou, e muito. O Brasil entrou em uma grave crise com escândalos políticos e investigações contra diversas empresas, o que fez o mercado de construção despencar. “Lembro que a venda de manipuladores caiu consideravelmente neste período e nós estávamos com uma fábrica recém-inaugurada”, comenta Bracco.

Diante deste cenário, a Manitou Brasil começou a exportar para outros países, como: Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Costa Rica, Panamá e México, alcançando um volume adequado para manter sua produção no Brasil. Em 2019, o mercado começou a dar sinais de melhoria, e o Grupo Manitou fez alguns investimentos para ampliar o portfólio de produtos.

“Com esta movimentação, começamos a estudar a possibilidade de trazer novas máquinas ao Brasil e passamos a focar nossa estratégia de negócio na expansão do portfólio de máquinas e na ampliação da rede de distribuidores”, explica Bracco. Com a pandemia, esta decisão para o Brasil acabou ganhando ainda mais força.

Recentemente, a empresa fez um lançamento mundial da nova linha de manipuladores rotativos, segmento no qual a Manitou é líder mundial. Bracco lembra que no evento de lançamento dos Manipuladores Rotativos, linha MRT, mais de 150 países de diferentes continentes estavam conectados ao mesmo tempo, prestigiando o grande evento da Manitou Group.

Para os próximos meses, Bracco se diz otimista com o mercado brasileiro. “Temos muita coisa para construir em nosso país: novas moradias, hospitais, estradas, tudo! Existe um potencial enorme de crescimento e a possibilidade de o Brasil estar entre as cinco maiores economias mundiais é grande. Se isso acontecer, todos os setores serão muito beneficiados”, conclui Bracco.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL